Título: Mais quatro casos são confirmados no Rio
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 27/06/2009, Rio, p. 18

Filial de Botafogo da Cultura Inglesa antecipa férias de todas as turmas por causa da doença

Ediane Merola

O Ministério da Saúde confirmou ontem mais quatro casos de gripe suína no Rio de Janeiro, elevando para 52 o número de contaminados no estado. Ontem também, a Escola Parque, na Gávea, anunciou o segundo caso da doença entre seus alunos. O estudante é do 9º ano e já estava em quarentena - sem frequentar as aulas - desde o último dia 19, por ter tido contato com o colega contaminado. A direção informou que não suspendeu as aulas.

Já a Cultura Inglesa de Botafogo, que anteontem suspendera as aulas apenas das turmas que tiveram contato com dois alunos infectados, ontem decidiu antecipar em uma semana as férias de todas as classes da unidade, por medida de segurança. Crianças e adolescentes só retornarão ao curso na primeira semana de agosto e os adultos ficarão afastados por dez dias.

Técnicos de saúde orientam diretores de escolas

No Colégio Santo Inácio, em Botafogo, onde foram confirmados dois casos de gripe suína, a direção decidiu ontem cancelar a tradicional festa junina, que aconteceria no próximo dia 11. O evento costuma reunir quatro mil pessoas e tem como objetivo angariar fundos para a obra social realizada no Morro Dona Marta. Segundo a escola, que já havia suspendido as aulas até dia 2, a medida é necessária por dois motivos: o calendário escolar ficará apertado e, neste momento, é melhor evitar a aglomeração de pessoas.

Diante da decisão de algumas instituições de ensino de suspender as aulas, sem consultar a autoridade sanitária local, as secretarias estadual e municipal de Saúde promoveram ontem um encontro entre diretores de escolas particulares e técnicos de saúde. De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Victor Berbara, as recomendações mais importantes, no caso das escolas, são ventilar os ambientes o máximo possível, abrindo mão do uso do ar-condicionado ou utilizando o aparelho de maneira coordenada com ventiladores. As portas devem ficar abertas e as salas e o mobiliário escolar, serem limpos com mais frequência.

No Colégio Teresiano, na Gávea, por exemplo, os aparelhos de ar condicionado foram desligados e as janelas já estão sendo abertas. O uso do bebedouro passou a ser controlado. Ele só pode ser usado por quem leva copos ou garrafas de plástico. Segundo pais de estudantes, a escola informou que não há qualquer caso de gripe suína entre os alunos, mas, se isso acontecer, as aulas serão suspensas e os estudantes, orientados a usar máscaras.

Ontem, o governador Sérgio Cabral disse que, independentemente de o grau de letalidade do vírus da gripe suína ser baixo, o estado está atento à doença. Ele acrescentou que as escolas da rede estadual só serão fechadas se houver recomendação da Secretaria de Saúde.

Nova Friburgo confirma mais um caso da doença

Em Nova Friburgo, a prefeitura informou que um novo caso foi confirmado ontem. Agora, já são três pessoas infectadas pelo vírus H1N1. Todos fazem parte de um grupo que esteve na Argentina. Entre os contaminados, está uma funcionária do Posto de Saúde Silvio Henrique Braune, que permanecerá fechado pelo menos até amanhã. Em Búzios, foi descartada a possibilidade de contaminação de um bebê chileno, de 8 meses. A criança e os pais ficaram internados no Hospital Municipal Rodolpho Perissé.

Em São Paulo, a editora Abril confirmou um caso de gripe suína. A vítima é uma funcionária do departamento de publicidade, que viajou para a Argentina no Corpus Christi. Todos que tiveram contato com ela na empresa ficarão de quarentena.

Segundo boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ontem, desde quarta-feira foram registrados mais 3.947 casos de gripe suína no mundo. De acordo com a entidade, há hoje 59.814 infectados pelo vírus H1N1 e o número de mortes está em 263. O maior crescimento na incidência da doença ocorreu no Chile, que registrou mais 871 casos em apenas dois dias.