Título: Ministério toma novas medidas contra gripe
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 27/06/2009, Rio, p. 18

A partir de agora, nos casos suspeitos, remédios serão dados só a pacientes em estado grave ou de grupos de risco

Catarina Alencastro

BRASÍLIA. O Ministério da Saúde confirmou ontem 70 novos casos da gripe suína no Brasil, totalizando 522. Diante do aumento significativo do número de casos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou novas medidas para controlar o avanço da doença, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), continua sem transmissão sustentável no Brasil. Esse tipo de transmissão é caracterizado quando o número de casos autóctones (sem serem importados) é significativo. No caso do Brasil, esse índice está em 35%.

A partir de agora, apenas os casos suspeitos que tiverem agravamento do quadro ou que estiverem nos grupos de risco (crianças com menos de 2 anos, pacientes idosos e aqueles que passam por tratamento contra o câncer e a Aids) receberão os medicamentos Tamiflu e Efavirenz. A mudança é para evitar que o vírus se torne resistente aos remédios, que são considerados pela OMS eficazes para combater a doença. Antes, todos os pacientes com suspeita de estarem infectados pelo vírus H1N1 recebiam os medicamentos.

Outra mudança anunciada pelo ministro é quanto à confirmação do diagnóstico de gripe suína. No caso de uma escola ou empresa, por exemplo, apresentar vários casos suspeitos, basta que dois ou três sejam confirmados laboratorialmente, para que outros casos de pacientes com os sintomas da doença também o sejam.

Para evitar pânico, o ministro também orientou estados e municípios a ajudarem instituições, como escolas, a tomarem a decisão de suspender suas atividades, no caso de haver casos de gripe suína. Ele sugere que a decisão seja tomada em conjunto com as autoridades sanitárias locais.

- O que eu não acho acertado é que o surgimento de um caso leve ao encerramento das aulas, sem que essa decisão seja tomada em conjunto com a autoridade sanitária - disse o ministro.

Temporão sustentou que o Brasil continua com transmissão limitada e que a situação não mudou desde o início da epidemia. Ele observou que a nova gripe, até o momento, não tem se demonstrado mais grave que uma gripe comum. A taxa de óbitos da doença no mundo está em torno de 0,4%.

- A situação é de tranquilidade. É uma doença que não apresenta diferenças significativas para uma gripe comum.

Os novos casos da doença foram registrados em estados como São Paulo (43), Minas Gerais (seis), Paraná (cinco), Santa Catarina (três), Piauí (dois) e Pará (um).