Título: O Ministério da Pesca e as aves de mau agouro
Autor: Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 27/06/2009, O País, p. 9

Presidente sanciona lei que aumenta estrutura de antiga secretaria, criando 225 cargos e 61 funções comissionadas

Juraci Perboni*

ITAJAÍ (SC). Ao sancionar ontem a lei que transformou em ministério a Secretaria de Pesca e Aquicultura - com a criação de 225 cargos comissionados e 61 funções gratificadas, o que representa despesa anual extra de R$12,8 milhões -, o presidente Lula voltou a atacar a oposição. Disse que as "aves de mau agouro" torcem contra seu governo e as medidas que ajudam a melhorar a vida do trabalhador pobre. Com a sanção da lei aprovada pelo Congresso, o número de ministérios passou de 28 para 29. Somando-se as secretarias com status de ministério, esse número chega a 37.

Para Lula, a oposição não se conforma com as realizações do governo. Citou o que considera três feitos desta semana: o alcance da meta de dez milhões de pessoas beneficiadas pelo Luz para Todos, o acordo para garantir direitos aos cortadores de cana e a criação de incentivos aos pescadores, com a Lei da Pesca, sancionada ontem:

- Aquelas aves de mau agouro que ficaram torcendo para não dar certo não sabem o que falar. Estava dizendo que a gente precisa tomar muito cuidado. Se a gente permitir misturar a coisa séria com política do dia a dia, que é uma das razões pelas quais este país é atrasado, a gente não dá o salto que nós temos que dar neste país.

Para presidente, setor terá mais verbas com o ministério

Lula deu essa declaração ao responder à acusação da oposição de que a nova pasta não passaria de uma maneira de "criar mais um cabide de emprego". Para ele, com o ministério, o setor terá mais verbas:

- A verdade é que o Brasil passou quase 30 anos sem dinheiro para investimento e, na hora em que não tinha dinheiro, você foi destruindo a máquina de execução do país. A máquina de execução foi destruída e nós, lá do Congresso, e fiz parte porque fui constituinte, fomos criando uma grande máquina de fiscalização. Hoje a máquina de fiscalização é muito mais eficiente do que a de execução.

Lula deu um recado aos que criticaram o atraso no repasse das verbas para a recuperação das cidades de Santa Catarina destruídas pelas chuvas de novembro de 2008:

- O prefeito (de Itajaí, Jandir Belini, do PP) falou da questão do porto e da via expressa. E gostaria que entre nós prevalecesse apenas o compromisso da verdade, da mais absoluta verdade. Está chegando a época da campanha e, quando chega essa época, começam a aparecer alguns picaretas querendo fazer de coisa séria um trampolim para a campanha. E não é possível a gente permitir isso.

Ele afirmou que agiu rapidamente para socorrer o estado:

- Às vezes, levava quatro ou cinco anos para que o pedido de um governador fosse atendido. Viemos aqui várias vezes, alguns ministros, inclusive do partido do governador, tiveram dedicação aqui, para que a gente pudesse agir rapidamente. Acontece que não é possível, nem no Brasil nem na China nem nos Estados Unidos, a gente resolver com a mesma rapidez que uma catástrofe destrói as coisas que foram destruídas.

(*) Especial para O GLOBO