Título: Punição leve para Edmar
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 30/06/2009, O País, p. 4

BRASÍLIA. Dificilmente o Conselho de Ética confirmará, amanhã, a cassação do mandato de Edmar Moreira (sem partido-MG), como recomenda o relatório de Nazareno Fonteles (PT-PI). Com base em declarações dos integrantes, o Conselho deverá aprovar uma pena alternativa, como a suspensão do mandato por um período de 30 a 90 dias. O presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PR-BA), está descrente quanto à aprovação da perda do mandato do deputado do castelo:

- Pela experiência que a gente tem e pelo que estou vendo e ouvindo, não estou muito otimista em relação à cassação. Se houver empate, votarei pela cassação.

Pelo menos quatro dos 15 titulares declararam abertamente ser contra a cassação: Mauro Lopes (PMDB-MG), Wladimir Costa (PMDB-PA), Sérgio Moraes (PTB-RS), Abelardo Camarinha (PSB-SP) e Moreira Mendes (PPS-RO). Mas alguns deles defendem a suspensão, tese que deve ser vencedora. A favor da cassação estão certos os votos de Solange Amaral (DEM-RJ), Hugo Leal (PSC-RJ) e de Roberto Magalhães (DEM-PE).