Título: Polêmicas e tensão com colegas de Ministério
Autor: Éboli, Evandro; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 30/06/2009, O País, p. 5

Mas aprovação entre moradores da Amazônia

BRASÍLIA. Mangabeira Unger era um sucesso entre governadores e parlamentares do Norte e Nordeste, mas suas relações dentro do governo nunca foram as melhores. Era um ministro que criava tensão e polêmicas com outros colegas da Esplanada dos Ministérios. Para os moradores da Amazônia, porém, seu discurso a favor do desenvolvimento daquela região o elevou à condição de "melhor ministro do governo Lula", como não se cansaram de repetir deputados e senadores.

A Mangabeira é atribuída a saída de Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente. Foi apresentado como um dos responsáveis pelo Plano Amazônia Sustentável (PAS), proposta que estava a cargo da ministra, mas foi passada a ele por Lula. Mangabeira foi criticado publicamente por Carlos Minc, sucessor de Marina, que o acusou de não tirar o PAS do papel.

Foi do gabinete do ex-ministro que saiu a medida provisória 458, que regulamenta a venda de terras na Amazônia. Um texto que logo foi batizado por ambientalistas como a MP da Grilagem, por beneficiar o setor ruralista. A aprovação da MP foi uma vitória dele no governo, que pretendia criar uma agência vinculada à Presidência para cuidar da questão fundiária na Amazônia. Mas a função ficou com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Com seu sotaque americano, Mangabeira seduzia os políticos da Amazônia com seu vocabulário bem acabado. Nesses encontros, usava expressões como "dialética do ideário", "paradigma do desenvolvimento sustentável" e "enciclopedismo superficial", ao criticar a decoreba nas escolas.