Título: Instalação da CPI da Petrobras é adiada
Autor: Éboli, Evandro; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 30/06/2009, O País, p. 5

Governo alega crise no Senado para impedir início dos trabalhos; oposição também não se empenha

BRASÍLIA. Apesar do entendimento fechado há duas semanas, o governo agiu ontem para impedir a instalação hoje da CPI da Petrobras. Será a terceira vez que o governo esvaziará o quórum da CPI para evitar sua instalação, com a eleição de presidente e relator. O argumento dos integrantes da base aliada é de que o momento conturbado pelo qual passa o Senado não é adequado para uma CPI. Até a oposição, que propôs a investigação na estatal, não está tão empenhada no assunto.

Para o governo e seus aliados, a instalação da CPI nesse momento agravaria ainda mais a crise no Senado, com prováveis reflexos negativos para o Planalto. A orientação governista é continuar adiando ao máximo a instalação da CPI, numa tentativa de esfriar as denúncias envolvendo a estatal.

- Com esse momento de turbulência do Senado, não há clima para a instalação de CPI - disse o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).

Ontem, a oposição já reconhecia que será muito difícil iniciar hoje os trabalhos da CPI. Para Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento, só resta à oposição tentar uma obstrução seletiva de matérias de interesse do governo:

- Não há certeza de instalação. Até porque o governo faz o jogo duplo de avançar e recuar. Porém, quanto mais o governo retarda a instalação, mas a CPI vai avançar no calendário eleitoral - alertou Dias.