Título: Lula escolhe Gurgel para chefiar Ministério Público
Autor: Alencastro, Catarina; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 30/06/2009, O País, p. 9

Atual vice-procurador-geral ainda terá de passar pela sabatina do Senado antes de ser confirmado no cargo

Catarina Alencastro e Luiza Damé

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu ontem o subprocurador Roberto Gurgel para assumir o cargo de procurador-geral da República no lugar de Antonio Fernando de Souza, autor da denúncia do mensalão. Durante cinco anos, Gurgel foi o vice-procurador-geral da República, número dois do Ministério Público Federal. A indicação terá de ser aprovada pelo Senado. Gurgel ainda precisará ser sabatinado pelos senadores, antes da decisão final.

Lula tomou a decisão dois dias depois de o cargo ficar vago. Como tem feito desde que assumiu a Presidência, Lula optou pelo nome mais votado da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional de Procuradores da República. Com 482 votos, Gurgel obteve 64% da preferência dos colegas.

O MPF tinha a expectativa de que fosse ele o escolhido. Além de Gurgel, os subprocuradores Wagner Gonçalves (429 votos) e Ela Wiecko (314) compuseram a lista tríplice apresentada a Lula há cerca de um mês. Em entrevista ao GLOBO, já depois de ser eleito o preferido dos procuradores, Gurgel afirmara que daria continuidade ao trabalho de Antonio Fernando, que exerceu o mais alto posto do MPF de 2005 até a semana passada.

- Não haverá mudanças radicais. Minha linha de trabalho não será igual à dos procuradores-gerais Cláudio Fonteles e Antonio Fernando, mas preservará o espírito de valorizar a autonomia do Ministério Público. Pretendo reafirmar a independência da instituição, com o bom senso e o equilíbrio que são indispensáveis ao cargo - disse, na ocasião.

A Procuradoria Geral da República informou que ele ficou "muito satisfeito" com a decisão de Lula, mas lembrou que o processo de indicação ainda não está concluído. O presidente anunciou sua decisão às 20h, por intermédio do advogado-geral da União, José Dias Toffoli. Depois de uma hora de reunião, Toffoli disse que Lula elogiou todos os indicados, os quais classificou como "competentes e merecedores da indicação".

- O presidente fez questão de dizer que todos os nomes encaminhados a ele são habilitados, competentes e merecedores da indicação. Nesse sentido, recaiu a indicação para o primeiro da lista - disse Toffoli.