Título: Buenos Aires decreta emergência
Autor: Costa, Jacqueline
Fonte: O Globo, 30/06/2009, Rio, p. 11

Duas cidades gaúchas entram em alerta e vítima é sepultada no Brasil

Carlos Souza e Janaína Figueiredo

BUENOS AIRES, PORTO ALEGRE e RIO. O município de Itaqui - na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina - decretou situação de emergência em razão da gripe A. Por dez dias, estão suspensas as aulas de cerca de 10 mil alunos nas escolas públicas e privadas. Há três casos suspeitos da doença no município. A mesma medida foi adotada no dia 22 pelo município de São Gabriel, que tem mais de 30 pessoas com suspeita da gripe.

O sepultamento do caminheiro Vanderlei Vial - o primeiro e único óbito da nova gripe até agora no país - ocorreu ontem em Erechim. Familiares e amigos acompanharam o velório e o enterro usando máscaras de proteção.

Na Argentina, três províncias anunciaram ontem a suspensão das aulas. A província de Buenos Aires, a mais importante do país, decretou estado de emergência sanitária pela pandemia de gripe suína, que, segundo dados oficiais, já matou 28 pessoas no país. A expectativa entre a população é de que o Ministério da Saúde nacional adote, esta semana, a mesma medida implementada ontem pela província de Buenos Aires.

Um dia depois de ter sofrido a pior derrota eleitoral desde que chegou ao poder, a presidente Cristina Kirchner disse ontem que seu governo está tomando "as medidas necessárias" para combater o vírus H1N1. Cristina minimizou a renúncia da ministra da Saúde, Graciela Ocaña, que teria abandonado seu cargo por fortes divergências com a Casa Rosada em relação às medidas de combate à gripe suína.