Título: Escola na Gávea tem 6 casos de gripe suína
Autor: Costa, Jacqueline
Fonte: O Globo, 30/06/2009, Rio, p. 11

Estabelecimento diz que vai manter as atividades; um outro colégio em Botafogo antecipa férias de 500 alunos

Jacqueline Costa

A Escola Parque, na Gávea, já tem seis casos confirmados de pessoas diagnosticadas com o vírus Influenza A. Até anteontem, havia apenas dois casos confirmados. Do total, cinco alunos estavam em quarentena sem frequentar as aulas desde o dia 19. O outro contaminado é um professor do 8º e 9 º anos do ensino fundamental que dá aulas apenas na unidade da Gávea. A escola não interrompeu as aulas e informou que continua seguindo as orientações do Centro de Vigilância Estratégica em Saúde, como desligar o ar condicionado das salas e abrir as janelas. No Rio, o número de casos informados continua o mesmo (66), segundo o Ministério da Saúde.

No Brasil, já são 625 casos confirmados de infecção pelo vírus. No domingo, o ministério havia divulgado 627 casos, mas ontem esclareceu que dois casos (um em Minas Gerais e um no Paraná) foram excluídos por duplicidade no banco de dados.

Mesmo sem ter qualquer aluno, professor ou funcionário contaminado pelo vírus Influenza A, o Colégio Princesa Isabel, em Botafogo, resolveu antecipar suas férias. O descanso dos cerca de 500 alunos começaria no dia 20, mas a escola decidiu iniciá-lo no próximo dia 11. O irmão de um dos estudantes do estabelecimento, que não é aluno do colégio, contraiu a doença, e a família decidiu que o aluno do Princesa Isabel, por prevenção, não frequentaria as aulas. Outro estudante do colégio frequentava o curso de inglês em que um aluno contraiu a doença. A família também decidiu mantê-lo em casa.

Diretor do Princesa Isabel: "medida preventiva"

Segundo o diretor do Colégio Princesa Isabel, Guilherme Silveira, a decisão de adiantar as férias representa apenas uma ação preventiva.

- A orientação é para todos, do maternal ao vestibular. Mandamos a circular e a providência foi aprovada pelos pais, em geral. Caso a situação não melhore, prorrogaremos as férias em mais uma semana. Também estamos avaliando o cancelamento da festa junina, que está marcada para o dia 11 - explicou Guilherme.

A mãe de uma das alunas do Colégio Santo Inácio que contraiu a doença divulgou uma carta compartilhando sua experiência. No texto, ela conta que a família voltou no dia 13 de uma viagem aos Estados Unidos. Seis dias depois, sua filha mais velha começou a sentir dores no corpo, irritação na garganta, coriza e febre. Ela conta que aguardou o resultado do exame para diagnosticar a possibilidade de a menina ter contraído a doença sem que a filha frequentasse o colégio, a academia de dança ou o curso de inglês. E diz, que pelos leves sintomas, ficou abismada, pois não acreditava, de forma alguma, que se trataria de gripe suína. Na carta, ela diz que o estado de saúde da filha agora é excelente. "Ela superou muito bem a gripe A e está totalmente recuperada daqueles poucos sintomas que eu relatei anteriormente, graças a Deus", diz a mãe.

Doença pode ser transmitida pela tosse ou pelo espirro

A gripe suína é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus A (H1N1). A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente pela tosse, pelo espirro e pelo contato com secreções de infectados. Os sintomas são febre alta repentina (maior que 38 graus), tosse, dores de cabeça, musculares e nas articulações, além de dificuldades respiratórias.

Quem esteve em áreas com casos confirmados do novo vírus e cerca de dez dias depois apresentou febre repentina, com tosse ou dor de garganta deve procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima. É importante informar ao médico o roteiro de viagem.