Título: O desfecho
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 25/06/2009, O Globo, p. 3

A investigação sobre a administração do Senado nem começou, mas senadores do PSDB, do PT, do PMDB e do DEM estão convencidos de que só há uma maneira de estancar a sangria da Casa. Eles dizem que será preciso tomar uma decisão política e demitir, pelo bem do serviço público, os ex-diretores Agaciel Maia e João Carlos Zogbi. Apenas a cúpula do PMDB no Senado resiste à proposta.

A natureza do embate político no Senado

A crise está desfazendo as alianças no Senado. A Casa é governada por um consórcio formado entre PMDB e DEM em 1995, naquela época para apoiar o governo Fernando Henrique Cardoso e, a partir de 2003, para respaldar o governo Lula. No primeiro mandato de Lula, o então ministro José Dirceu tinha um pacto com o falecido senador Antonio Carlos Magalhães. O PT e o PSDB sempre foram coadjuvantes.

Por isso, petistas e tucanos agora cobram providências duras para sanear o Senado. Já o PMDB e parte do DEM tentam um recuo organizado, pois foram eles que mantiveram o esquema que está desmoronando.

O presidente Sarney tem duas escolhas: romper com essa gente ou cair com essa gente¿ ¿ Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado (AM)

PAGOU GERAL. Os senadores estão sentindo na pele a reação popular ao escândalo. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) diz que o desconforto é geral. Para a população, todos os senadores são culpados. Ontem, sobrou para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). Ele concedia entrevista no Salão Azul, quando um cidadão rasgou e ateou fogo em uma Constituição, aos berros: ¿Pouca vergonha! O povo passando fome e vocês roubando¿.

40 horas

Sindicalistas mobilizados pelas seis centrais desembarcam em Brasília, semana que vem, para pressionar os deputados pela aprovação da emenda que propõe a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas.

Ligações perigosas

Os tucanos não gostaram da escolha de Haroldo Tajra para a direção geral do Senado.

Reclamam de suas ligações com o antigo primeirosecretário, Efraim Morais (DEM-PB), cuja gestão foi alvo de graves denúncias de irregularidades.

A oposição vai para o ataque na TV

O programa de televisão do PSDB, que vai ao ar hoje à noite, tem dois focos principais: mostrar que o PAC não teria saído do papel e que a crise econômica internacional foi subestimada pelo governo Lula. O programa mostrará imagens de obras paradas ou em fase inicial e depoimentos de pessoas afetadas pela crise, como desempregados. Os presidenciáveis José Serra e Aécio Neves não aparecem.

Eduardo Jorge ganha mais uma

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou ontem a Fundação Perseu Abramo, do PT, a pagar indenização por danos morais a Eduardo Jorge Caldas Pereira. O ex-secretáriogeral da Presidência de Fernando Henrique Cardoso foi alvo de acusações no livro ¿O Brasil não esquecerá: 45 escândalos que marcaram o governo FHC¿. Antes, o Conselho Nacional de Justiça concluiu que os procuradores Guilherme Schelb e Luiz Francisco perseguiram Eduardo Jorge.

NERVOSISMO com a demora do presidente Lula em nomear o próximo procurador geral da República.

A CÂMARA aprovou ontem relatório do deputado Chico D¿Angelo (PT-RJ) sobre projeto que cria a Superintendência de Previdência Complementar (Previc), para fiscalizar os fundos de pensão.

O GOVERNADOR José Roberto Arruda (DF) acertou na França empréstimo de 140 milhões de euros para construir linha VLT ligando o Aeroporto JK ao Estádio Mané Garrincha. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, vem a Brasília, em setembro, assinar o contrato.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes