Título: Mestrados profissionais para jornalistas
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 01/07/2009, O País, p. 5

Comissão também vai propor mudanças nos cursos de jornalismo

BRASÍLIA. A comissão criada pelo MEC para rever o currículo dos cursos de jornalismo vai recomendar a criação de mestrados profissionais, anunciou o coordenador da comissão, professor José Marques de Melo. A ideia é que esse tipo de curso seja o caminho preferencial para universitários de outras áreas que pretendam trabalhar na mídia depois que o Supremo Tribunal Federal acabou com a exigência de diploma para o exercício da profissão.

Cursos de especialização também serão incentivados, mas com outra finalidade, segundo o coordenador do mestrado em jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Eduardo Meditsch. Ele disse que as especializações deverão ter apenas caráter de aperfeiçoamento, já que a formação inicial será feita mediante cursos de graduação ou mestrados profissionais em jornalismo.

- As especializações servirão para aperfeiçoar profissionais formados de um jeito ou de outro - disse Meditsch, lembrando que a ênfase em mestrados profissionais segue modelo adotado nos Estados Unidos.

Apesar da decisão do Supremo, Meditsch entende que cursos específicos de jornalismo são necessários:

- O jornalismo se tornou atividade tão complexa que exige formação específica.

O relatório final deverá ser apresentado a ao ministro Fernando Haddad na próxima semana. A comissão vai propor mudanças também na graduação: quer aumentar a carga das atuais 2.700 horas para 3.200, com estágio de 200 horas obrigatoriamente em empresas de comunicação e não mais nos chamados jornais laboratório das universidades.

Os especialistas definiram seis eixos curriculares, três teóricos e três práticos: fundamentação humanística, específica e contextual (teoria da comunicação); e formação profissional, aplicações multimídia e prática profissional. Para entrar em vigor, a proposta terá de ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação.