Título: MEC abre vagas para graduar docentes
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 01/07/2009, O País, p. 5

Objetivo é garantir formação superior a 331 mil professores até 2015

BRASÍLIA. O MEC iniciou ontem pré-inscrições para 54 mil vagas em cursos superiores gratuitos, destinados a professores da rede pública de educação básica que não têm o diploma universitário exigido por lei. A iniciativa faz parte do plano nacional de formação de docentes, cujo objetivo é titular 331 mil profissionais até 2015. O MEC quer motivar os professores a buscar a qualificação profissional e teme que sobrem vagas.

As pré-inscrições devem ser feitas pela internet (http://freire.mec.gov.br). Não há vestibular para preencher as vagas, destinadas a professores que ainda não têm curso superior; que têm, mas lecionam disciplinas de outras áreas; e que já são bacharéis na área que lecionam, mas não fizeram a licenciatura, que é o curso específico para formar docentes.

Das 331 mil vagas, 52% são em turmas presenciais e 48% em cursos à distância. Após a oferta de 54 mil vagas no segundo semestre deste ano, haverá oportunidade de ingresso no primeiro e no segundo semestres de 2010 e no primeiro semestre de 2011. As últimas turmas deverão se formar em 2015.

Cada professor poderá assinalar três opções, mas o curso será definido pelas secretarias estaduais e municipais de Educação, para garantir que o preenchimento das vagas atenda à finalidade do projeto, evitando que um professor de matemática, por exemplo, faça letras.

O programa tem 90 universidades públicas parceiras em 21 estados, entre eles o Rio. Distrito Federal e cinco estados ficaram de fora - São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Acre e Rondônia. À exceção de São Paulo, os demais negociam com o MEC para aderir ao programa de formação inicial ou continuada (aperfeiçoamento para professores que já têm diploma). O investimento federal no programa será de R$700 milhões até 2011 (R$1,9 bilhão até 2015).