Título: Mangabeira pediu demissão há um mês
Autor: Alencastro, Catarina; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/07/2009, O País, p. 9

Carta enviada a Lula desmente nota em que ele negava saída

Catarina Alencastro e Luiza Damé

BRASÍLIA. Embora tenha negado, em nota, sua saída há menos de duas semanas, Roberto Mangabeira Unger enviara sua carta de demissão da Secretaria de Assuntos Estratégicos ao presidente Lula um mês atrás. No texto, com data de 31 de maio, Mangabeira agradece a oportunidade de ter atuado no governo e diz que continuará a se dedicar "à proposta e à discussão de um caminho nacional". Ele explica que está deixando o governo para voltar a morar permanentemente com a mulher e os filhos e ajudar a pagar pelos estudos das crianças.

"Faço esse pedido para voltar ao convívio de minha mulher e de nossos filhos, para ajudar a pagar a educação deles e retomar minha vida acadêmica", diz o ex-ministro. Ele também enviou um documento, de 22 páginas, no qual detalha o trabalho realizado durante os dois anos em que esteve à frente da secretaria. Nesse relatório, Mangabeira defende um "modelo de desenvolvimento baseado na ampliação de oportunidades para aprender, trabalhar e produzir".

Mangabeira propõe mais estradas na Amazônia

Mangabeira descreve planos para quase todas as áreas: ambiental, agrária, saúde, educação e mercado de trabalho, além de apresentar programas setoriais para a Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste.

No caso da Amazônia, Mangabeira sugere, entre outras coisas, uma medida controversa: a ampliação de estradas vicinais. Para grande parte dos ambientalistas, a disseminação dessas estradas, que cortam rodovias principais, incentiva o desmatamento na região. Mangabeira diz que o sistema de estradas vai ajudar os habitantes do Norte a superar o isolamento em que vivem. Ele também propõe que organismos estrangeiros financiem projetos de desenvolvimento sustentável na Amazônia.