Título: Mesa vai investigar se houve ocupação ilegal de outros cargos
Autor: Vasconcelos,Adriana ; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 25/06/2009, O País, p. 3

Suspeita é que funcionários graduados, como Agaciel e Zoghbi, mapeavam as vagas

BRASÍLIA. A comprovação da existência de 663 atos secretos do Senado poderá revelar um escândalo ainda maior. A partir do que aconteceu com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que teve uma funcionária lotada no seu gabinete por 15 dias sem seu aval, integrantes da Mesa Diretora suspeitam que funcionários graduados ¿ como o ex-diretor-geral Agaciel Maia e o ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi ¿ mapeavam cargos vagos para ocupá-los de forma irregular.

A Mesa decidiu apurar o eventual esquema de contratação de laranjas e fantasmas. O 1osecretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), já pediu abertura de comissão de sindicância. Pelo suposto esquema, enquanto não havia solicitação formal para o preenchimento da vaga nos gabinetes, elas eram ocupadas por parentes e amigos desses servidores, por atos secretos.

O primeiro caso confirmado é o de Demóstenes, que solicitou ontem a instauração de processo administrativo disciplinar contra Agaciel. Ele teria alterado a lotação da servidora Lia Raquel Monturil Vaz de Souza ¿ filha de um dos seus braços direitos, Valdeque Vaz de Souza ¿ da Secretaria de Recursos Humanos para o gabinete do senador, onde teria ficado por 15 dias sem seu conhecimento. Teria repetido a operação lotando a moça no gabinete de Delcídio Amaral (PT-MS).

¿ É uma denúncia gravíssima.

Existiu uma fábrica de laranjas e fantasmas ¿ disse Heráclito.

Demóstenes pediu à Polícia Federal abertura de inquérito contra Agaciel por prevaricação e por inserção de documentos falsos (atos secretos) na base de dados do Senado. Ele requer ainda ao Ministério Público a abertura de outra ação por improbidade administrativa. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), também pediu abertura de processo administrativo disciplinar não só contra Agaciel, como contra Zoghbi. Sua expectativa é que ambos possam ser afastados do trabalho imediatamente, por pelo menos 60 dias.