Título: Blog da estatal ignora medida do MPF
Autor: Freire,Flávio ; Pinto,Anselmo Carvalho
Fonte: O Globo, 25/06/2009, O País, p. 9

Fatos e Dados diz que GLOBO "requenta factoide de 2006"

SÃO PAULO. O blog Fatos e Dados, da Petrobras, contestou ontem a reportagem sobre Wilson Santarosa publicada pelo GLOBO alegando que ela ¿requenta factoide de 2006¿. O blog ignorou o fato novo de que o procurador da República Mário Lucio Avelar, do Ministério Público Federal em Mato Grosso, solicitou esta semana a quebra do sigilo telefônico de Santarosa no período de 1oa 15 de setembro de 2006, época em que os aloprados negociaram a compra do dossiê contra tucanos.

Segundo o site, a matéria publicada anteontem, com o título ¿Investigada ligação de Santarosa com aloprados¿, ¿procura dar sobrevida ao episódio chamado pela imprensa de escândalo dos aloprados, sem fatos novos para notícia publicada quase três anos atrás¿. O documento, ao qual O GLOBO teve acesso, foi assinado em 17 de junho pelo procurador e enviado segunda-feira à Justiça Federal.

O blog diz ainda que ¿em todas as ocasiões anteriores a Petrobras informou que as ilações sobre o envolvimento do gerente executivo da Comunicação Institucional, Wilson Santarosa, no caso não se baseiam em fatos e dados¿. Segundo o site, ele nunca foi intimado pela polícia nem convocado pelo MPF a dar explicações. ¿O GLOBO tenta, assim, manter a Petrobras no foco do noticiário denuncista¿, acusa o blog.

A Petrobras também diz que um dos autores da reportagem ¿não pertence aos quadros do GLOBO, é editor executivo do Diário de Cuiabá, jornal que não publicou essa matéria¿, referindo-se ao jornalista Anselmo Carvalho Pinto, colaborador do GLOBO em Cuiabá.

l NOTA DA REDAÇÃO: A Petrobras prefere ignorar, por conveniência, que um fato novo motivou a reportagem do GLOBO: na investigação sobre o caso dos aloprados, o Ministério Público Federal pediu a quebra de sigilo telefônico de seu gerente executivo de Comunicação Institucional, Wilson Santarosa. Se este ou a empresa têm algum reparo a fazer, devem se dirigir, portanto, ao MPF. Por desinformação ou má-fé, a Petrobras ignora também que o jornalista Anselmo Carvalho Pinto é colaborador do GLOBO há mais de dez anos ¿ uma pesquisa mais detalhada encomendada à sua assessoria de imprensa particular ou a alguns dos mais de cem jornalistas que emprega teria evitado o constrangimento desta informação equivocada. Se a Petrobras tivesse procurado o GLOBO antecipadamente, teríamos esclarecido isso. O gerente Santarosa não foi ouvido pois a decisão do Ministério Público é uma medida processual pública.