Título: Argentina e Chile criticam ministro brasileiro
Autor:
Fonte: O Globo, 25/06/2009, Rio, p. 16

Autoridades de países vizinhos temem impacto que recomendação para brasileiros não viajarem terá no turismo

Janaína Figueiredo e Ana Lúcia Borges

BUENOS AIRES. Um dia depois de o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ter recomendado aos brasileiros evitarem viagens à Argentina e ao Chile por causa da expansão da gripe suína, importantes autoridades de ambos os países questionaram a atitude do governo brasileiro.

Elas manifestaram forte preocupação com o impacto que as declarações do ministro podem ter no turismo, num momento de crise mundial.

¿ Nós acreditamos que esse tipo de respostas, entendidas a partir do susto, do medo, não são as respostas que os que trabalhamos com saúde consideramos as necessárias para enfrentar uma epidemia desta natureza¿ declarou a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em visita à Organização Pan-Americana da Saúde, em Washington.

Em entrevista ao GLOBO, o ministro de Cultura e Turismo de Buenos Aires, Hernán Lombardi, assegurou que ¿a estratégia brasileira é muito ruim, já que nem mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda paralisar viagens¿: ¿ A recomendação não está em sintonia com as boas práticas mundias em relação a esta pandemia.

O número confirmado de mortos no país pela gripe é 21.

Este ano, a capital argentina esperava receber cerca de 700 mil turistas brasileiros.

¿ Gostaríamos que o Brasil fizesse uma retificação. Os brasileiros podem viajar tranquilos para Buenos Aires ¿ disse Lombardi.

Em Bariloche, o clima é de preocupação. Em 2008, a região foi visitada por cerca de 50 mil brasileiros e este ano a expectativa era de superar esse recorde. Dos 1.294 casos de contágio registrados no país, apenas dois ocorreram em Bariloche. A cidade adotou uma série de medidas preventivas, entre elas a instalação de um escâner no aeroporto, para detectar passageiros com febre. Também estão sendo controladas as pessoas que atravessam a fronteira com o Chile e os passageiros nas rodoviárias.

No Chile, as declarações de Temporão também provocaram irritação e levaram o diretor nacional de Turismo do governo, Oscar Santelices, a divulgar uma nota. ¿Quem tiver planejado uma viagem a nosso país¿, enfatiza, ¿pode fazê-lo com precaução e, perante qualquer sintoma, deve obedecer às autoridades sanitárias locais¿.

No Rio, fiscais da Receita Federal, agentes da Polícia Federal, funcionários de empresas terceirizadas, seguranças da Infraero e até quem foi apenas receber parentes de volta de viagens ao exterior estavam usando máscaras ontem à tarde no Aeroporto Internacional Tom Jobim. A medida passou a ser adotada em praticamente todos os voos internacionais.