Título: Na internet, Fora Sarney ganha espaço
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 02/07/2009, O País, p. 8

Já nas ruas, baixa adesão

Marcelo Alves

Enquanto o movimento cobrando a saída de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Senado começa a chegar às ruas, no Twitter as manifestações contra o peemedebista prosseguiram ontem. Milhares de mensagens de indignação contra os constantes escândalos do Senado continuaram sendo postadas no site.

Com a notícia de que Sarney estaria esperando a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Brasil para renunciar à presidência do Senado, veiculada ontem à tarde no noticiário on-line, alguns ¿twitteiros¿ chegaram a comemorar a possível saída do senador.¿ Sarney já era¿, ¿Conseguimos¿, ¿Sai de retro Sarney¿ e ¿Sarney já pediu para sair¿ foram algumas das mensagens postadas no site.

Depois que o presidente Lula saiu mais uma vez em defesa de Sarney, ao dizer que a oposição ¿quer ganhar o Senado no tapetão¿, algumas críticas a ele também começaram a surgir no site. ¿Lula está abusando da popularidade e ainda continua ao lado de Sarney! Fora Sarney¿, dizia um ¿twitteiro¿ que assina como Diegorodrix.

Graças à inter venção de um grupo de celebridades autodenominado ¿Piratas do Twitter¿, a expressão ¿#forasarney ¿ se tornou uma das mais comentadas no site. Entre as celebridades que participam do grupo estão o ator Bruno Gagliasso, o músico Júnior Lima, os humoristas Rodrigo Scarpa e Marco Luque e o VJ da MTV Felipe Solari.

Além dos protestos na internet, manifestações foram realizadas ontem no Rio, em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, entre outras capitais e cidades de regiões metropolitanas.

No Rio, o protesto aconteceu à tarde ereuniu poucos manifestantes , que levaram faixas e cartazes com os dizeres ¿Fora Sarney¿. Entre eles estava o vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz. Vestindo uma camisa em que dizia ¿Senado federal, vergonha nacional¿, ele segurava um cartaz com a imagem de Sarney e a inscrição ¿Fora¿, assim como outros manifestantes.

Mais tarde, Tico postou em seu twitter sobre a manifestação. Ele disse que ¿não fomos muitos, mas suficientes¿