Título: Entidades reagem à rejeição de procuradores
Autor:
Fonte: O Globo, 02/07/2009, O País, p. 9

BRASÍLIA. Entidades da área jurídica criticaram ontem o fato de o Senado ter rejeitado a indicação de dois procuradores para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na terça-feira. O procurador Nicolao Dino e o promotor Diaulas Costa Ribeiro dependiam do aval dos senadores para serem reconduzidos a mais dois anos de mandato. Para o presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp), José Carlos Cosenzo, não há motivos para o Congresso retaliar o MP.

Ontem, ele percorreu gabinetes de senadores para saber se há resistência deles ao órgão.

¿ Se for retaliação contra o MP, estão penalizando a sociedade, não a instituição. Se for rejeição, é incompreensível e inaceitável. Estamos cumprindo nosso papel e buscando a valorização do Parlamento ¿ disse, afirmando ser contra a judicialização da política.

Segundo Cosenzo, a explicação ouvida dos senadores é que foi de um protesto contra a situação em que a Casa se encontra. Já o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Antonio Carlos Bigonha, não quis polemizar. Ele também esteve no Senado para debater o assunto e disse que espera ¿criar um ambiente mais favorável¿ para encaminhar novamente a votação, na próxima semana.

¿ Ficamos surpresos. Nicolau Dino é um dos melhores quadros do MP.