Título: Aécio põe foco no Nordeste
Autor: Morais, Márcio de
Fonte: Correio Braziliense, 21/03/2009, Política, p. 8

Segunda etapa da maratona de viagens do governador pelo país deve ser em Fortaleza. Data não está definida, mas o presidente nacional do PSDB confirma que vai participar. Sérgio Guerra: ¿Onde ele (Aécio Neves) quiser ir eu vou¿ O programa de viagens da campanha de pré-candidato à Presidência da República do governador Aécio Neves vai ter uma nova etapa antes do feriado da semana santa, independentemente da participação do seu adversário no PSDB, o governador paulista José Serra. Em princípio, a capital do Ceará, Fortaleza, foi escolhida para ser palco do próximo compromisso com o público nordestino rumo às prévias do PSDB. Previstas para acontecer a partir de setembro ou outubro, as prévias vão funcionar como as eleições primárias dos Estados Unidos: seu objetivo é definir o candidato às eleições de 2010.

Mas a data precisa da nova viagem ao Nordeste e a programação do evento dependem ainda, segundo um dos coordenadores do projeto da pré-campanha eleitoral, de acomodações na agenda do governador. A presença do adversário José Serra ainda é incerta nessa segunda viagem do pré-candidato de Minas. ¿O convite ao governador Serra para acompanhá-lo nas viagens está feito. Aécio não vai ficar correndo atrás dele para convencê-lo a ir¿, afirmou um colaborador do governador mineiro. A afirmação é uma alusão à primeira viagem pelas prévias, realizada na segunda-feira, em Recife.

Serra ¿Mas haverá acontecimentos em que o governador Serra vai estar presente¿, disse ontem ao Estado de Minas o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PSDB-CE), que também pretende acompanhar Aécio a Fortaleza. ¿Onde ele quiser ir eu vou¿, disse. Na viagem a Recife, não foi essa a postura de Serra. O governador paulista só se dispôs a ir ao encontro depois de intervenções do presidente tucano; do envolvimento do Instituto Teotônio Vilela na elaboração do programa do evento; e do apelo pessoal de Fernando Henrique Cardoso, em nome do próprio Aécio ¿ embora também ele seja contrário à realização das prévias.

O programa de viagens objetiva dar visibilidade às propostas e ao ideário de Aécio Neves e do seu adversário. A intenção é dar ao colégio eleitoral da legenda, formado por 1,2 milhão de afiliados do PSDB, parâmetros de avaliação na corrida que trava com o adversário pela indicação do partido à candidatura para disputar a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por precaução, o grupo tucano que apoia Aécio já definiu a cidade de Natal (capital do Rio Grande do Norte) como plano B à agenda de campanha em Fortaleza, dependendo ainda de avaliações sobre a melhor oportunidade de mobilização dos correligionários tucanos nas duas cidades. A realização das prévias botou um freio nas preferências do próprio grupo de alianças partidárias que o PSDB articula para apoiar seu candidato à presidência. O principal aliado, o DEM, preferiu retirar o alinhamento inicial com a candidatura Serra. Seu presidente, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) anunciou anteontem, em Belo Horizonte, neutralidade na disputa entre os dois pré-candidatos, até que haja uma decisão.