Título: Preços caíram com redução de imposto
Autor: Beck,Martha ; Oliveira,Eliane
Fonte: O Globo, 25/06/2009, Economia, p. 25

Carro novo ficou 9,34% mais barato este ano. Nas geladeiras, redução foi de 5,42%

Cássia Almeida

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e eletrodomésticos teve efeito direto na inflação. Os preços desses itens, assim como os de materiais de construção, caíram nos últimos meses, contrariando as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ontem, afirmou que muitas vezes os empresários não repassam para os produtos as desonerações tributárias. Só a redução nos preços de geladeira (-5,42%), máquina de lavar (-6,97%), fogão (-0,93%) e automóvel novo (-9,34%) diminuiu em 11% a inflação nos seis primeiros meses deste ano.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) - uma prévia do IPCA, que orienta as metas de inflação - fechou o semestre em 2,49%, disse o IBGE ontem. Sem a queda nos preços dos eletrodomésticos da linha branca e dos automóveis, o IPCA-15 estaria em 2,8%, calcula Elson Teles, economista-chefe da Corretora Concórdia. As desonerações ocorreram em dezembro para os carros e em abril para os eletrodomésticos:

- Há o reflexo do IPI, mas também houve descontos diante da crise - afirma Teles, acrescentando que, no caso dos carros, era esperada uma queda de preços entre 6% e 7% por conta da desoneração tributária. E os preços recuaram 9,34% pelo IPCA-15. O índice de inflação divulgado ontem ficou em 0,38% em junho, abaixo do 0,59% de maio. Nos últimos 12 meses, a taxa está em 4,89%.

A desoneração nos materiais de construção, apesar de mais diluída, também apareceu nos índices de inflação. O Índice Nacional da Construção Civil, medido pelo Fundação Getulio Vargas (FGV), teve a primeira queda em abril, de 0,04%. Recuo que não acontecia desde 2000. Segundo Salomão Quadros, da FGV, o item que mostrou a transmissão direta do fim do imposto foi o cimento. O preço ficou 4% menor desde abril:

- A expectativa era de 4% de queda exatamente.

Até no varejo foi possível captar esse movimento, segundo Quadros. O item material para reparo de residência caiu 1,75% em abril e maio.

O novo presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), José Luiz Alquéres, refutou as declarações de Lula de que é melhor dar dinheiro aos pobres do que fazer desonerações:

- Entre o limite de passar todo o dinheiro para o Estado para ele nos dar uma mesada ou deixar com a gente, digo que a gente sabe melhor usar do que eles - disse Alquéres, ao tomar posse na ACRJ. - É fundamental que a carga tributária se restrinja aos limites das funções do Estado.

COLABOROU Luciana Casemiro