Título: Voo 447: força-tarefa identifica mais 21 corpos
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 02/07/2009, Rio, p. 19

São 17 estrangeiros e quatro brasileiros; total de vítimas do acidente com avião já reconhecidas sobe para 35

Letícia Lins

RECIFE. Um mês após o acidente com o Airbus da Air France, que caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Polícia Federal anunciaram ontem a identificação de mais 21 corpos ¿ 17 estrangeiros e quatro brasileiros. Segundo a forçatarefa que trabalha nas necropsias no Instituto de Medicina Legal de Pernambuco, os brasileiros são dois homens e duas mulheres. Já entre os estrangeiros, são seis do sexo masculino e 11 do feminino.

Agora, já são 35 as vítimas identificadas, do total de 51 corpos resgatados próximo às ilhas de São Pedro e São Paulo, a cerca de mil quilômetros de Natal e 600 quilômetros do arquipélago de Fernando de Noronha, para onde os cadáveres foram inicialmente levados. Os nomes das vítimas não foram divulgados, atendendo a pedido dos parentes, segundo a SDS e a Polícia Federal.

Todos os familiares foram avisados, inclusive os estrangeiros, por intermédio das embaixadas dos seus países.

Aos poucos, os corpos identificados vão sendo levados para o Cemitério Morada da Paz, onde são embalsamados para o traslado. O cemitério fica no município de Paulista, a 20 quilômetros de Recife, onde três salas foram separadas para os serviços de preparação dos cadáveres.

De acordo com uma nota oficial divulgada no final da manhã de ontem, a identificação exigiu análise de arcadas dentárias e de impressões digitais, além de exames de DNA. Esses últimos exames foram necessários, por exemplo, no caso das 11 primeiras vítimas a terem sua identificação anunciada, no dia 21 de junho.

¿Cinco vítimas foram identificadas apenas com exames odontológicos, oito pelo DNA, duas pela arcada dentária e impressões digitais e seis pela arcada dentária e DNA¿, diz a nota da SDS e da PF. A força-tarefa à disposição do IML de Pernambuco tem 41 pessoas, inclusive recrutadas em outros estados, como Ceará e Paraíba. Eles estão trabalhando na identificação desde o último dia 11 de junho, quando as primeiras vítimas começaram a chegar do arquipélago de Fernando de Noronha, localizado a 545 quilômetros de Recife.

Na última sexta-feira, os comandos da Marinha e da Aeronáutica anunciaram o fim das buscas pelos corpos, depois de mobilizar 11 navios, 12 aviões da Força Aérea Brasileira e mais de 1.600 homens nas operações. Na última segundafeira, as tripulações de seis navios da Marinha prestaram homenagem às vítimas da tragédia com o voo 447, atirando coroas de flores e pétalas de rosas no mar. A cerimônia ocorreu a cerca de 14 quilômetros do porto de Recife, com a presença de autoridades brasileiras e francesas, mas sem participação de parentes das vítimas.