Título: Gripe: mais duas escolas suspendem aulas
Autor: Costa, Célia; Candida, Simone
Fonte: O Globo, 02/07/2009, Rio, p. 24

Segundo Ministério da Saúde, ontem foram registrados 14 novos casos da doença no país, um deles no Rio

Célia Costa e Simone Candida

Mais duas escolas cariocas suspenderam aulas devido à gripe suína, elevando para sete o número de unidades que até agora adotaram a mesma medida.

No Centro de Educação e Cultura (CEC), na Barra da Tijuca, as atividades foram paralisadas ontem, após a confirmação de que um aluno do 9º ano foi contaminado numa viagem aos Estados Unidos. Na segunda-feira, a direção do Colégio São Vicente de Paulo, no Cosme Velho, suspendeu por três dias as aulas de uma turma de 5º ano.

A Escola Parque, na Gávea, o Colégio Santo Inácio, o Colégio Princesa Isabel e a Faculdade Senac também já tinham interrompido as aulas, além da unidade de Botafogo da Cultura Inglesa.

Segundo a coordenadorageral do São Vicente de Paulo, Nina Maria Cunha, uma estudante, cujo pai esteve nos Estados Unidos, apresentou os sintomas de gripe e pode estar com a doença: ¿ A mãe da aluna entrou em contato com a escola e ligamos para a autoridades, que nos orientaram a manter em casa a turma e a professora.

As aulas dessa turma só recomeçam na quinta (hoje).

No CEC, pais de alunos ficaram apavorados. Preocupada, a diretora acadêmica, Carmina Santos Matos, disse que a escola demorou a ser avisada. Segundo ela, o estudante viajou para os Estados Unidos durante o feriado de Corpus Christi, faltou às aulas por vários dias, mas somente ontem a mãe ligou avisando que ele estava com a gripe. Os alunos retornam no dia 13 e depois terão apenas a última semana de julho para o descanso.

Na unidade do Senac, na Rua Santa Luzia, no Centro, ontem de manhã, muitos alunos foram surpreendidos com um cartaz colado na porta do prédio, comunicando a suspensão das atividades até a próxima terça-feira. A direção tomou a decisão de fechar as portas depois que uma funcionária teve o diagnóstico confirmado.

Ela teria contraído a doença do filho, aluno da Escola Parque. Outros dois casos estão sendo investigados.

Ontem, conforme boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, foram registrados 14 novos casos da doença. Agora, são 694 pessoas infectadas em todo o país. No Rio, apenas um caso foi confirmado. No total, são 67 no estado.

Em Paraty, onde está sendo realizada a 7ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a preocupação é com a grande movimentação de estrangeiros.

A Secretaria estadual de Saúde e as prefeituras de Angra dos Reis e Paraty montaram um serviço de orientação para os visitantes.

Precavidas, algumas pessoas já circulam pelas ruas da cidade com máscaras.