Título: Vale e Petrobras vão explorar gás
Autor:
Fonte: O Globo, 25/06/2009, Economia, p. 29

Parceria será no ES, diz fonte. China descobre mina de minério de ferro gigante

RIO e PEQUIM. A Petrobras e a Vale vão unir forças para explorar hidrocarbonetos, em especial gás, na costa norte do Espírito Santo, informou uma fonte da agência de notícias Reuters. Os presidentes da petrolífera, José Sergio Gabrielli, e da mineradora, Roger Agnelli, farão o anúncio da parceria hoje, na sede da estatal, no Rio.

- A Vale precisa de gás e não sabe explorar, nada mais natural que a parceria - disse a fonte.

Segundo ela, o negócio não deverá ser dividido em partes iguais. A tendência é que a Petrobras seja majoritária. Uma segunda fonte do setor de petróleo e gás informou, porém, que existe a possibilidade de que a parceria evolua para a compra de participações pela Vale em blocos de petróleo e gás operados pela Petrobras.

Até o fim de 2008, a Vale tinha participação em 15 blocos petrolíferos. Em um deles, na Bacia de Santos e que tem a Petrobras como sócia, foi encontrado indícios de hidrocarbonetos.

Enquanto avança no segmento de energia, a Vale negocia seus preços de minério de ferro com os chineses. Ontem a China informou ter encontrado o que pode ser o maior depósito de minério de ferro da Ásia, no nordeste do país. Segundo autoridades chinesas, as reservas estimadas são de ao menos três bilhões de toneladas. Embora a notícia não deva ter forte impacto sobre as negociações de preços de 2009, é possível que ela favoreça a China nos próximos anos, uma vez que o país deverá reduzir as importações do minério a longo prazo. Segundo fontes, a produção da mina deve começar ano que vem, alcançando cinco milhões de toneladas anuais até 2015.

Até agora, porém, as importações estão crescendo. A China aumentou as compras externas de minério de ferro em 26% nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao fim de 2008. O diretor-executivo de Finanças da Vale, Fábio Barbosa, em palestra no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), ontem, no Rio, lembrou que a companhia teve exportação recorde de 34 milhões de toneladas de minério para a China nos primeiros três meses deste ano, o que representa uma participação de 23,6% naquele mercado.

- Estamos vivendo uma crise e parece que estamos saindo dela - afirmou Barbosa.

A Vale também anunciou que investirá na produção de óleo de palma no Pará, com objetivo de obter biodiesel e, assim, conquistar a autossuficiência na produção do combustível a partir de 2014. O projeto será em sociedade com a empresa Biopalma da Amazônia. Serão investidos US$500 milhões (Anna Luiza Santiago, com agências internacionais)

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema