Título: Sarney fica
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 03/07/2009, O Globo, p. 2

Com o apoio do presidente Lula e o PT enquadrado, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu ficar no cargo. O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), resumiu: "O PT não tem como sair bem desse episódio". O partido abdicou da opinião pública em favor da governabilidade. Com o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), alvejado, os governistas voltam suas baterias contra o DEM, que controla a prefeitura da Casa, a primeira secretaria, há seis anos. Na terça-feira, Sarney anuncia um novo pacote de atos administrativos.

Heráclito: o zagueirão do Senado

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) protestava contra a interferência do presidente Lula na crise do Senado. O 1º secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), rebateu: "Vossa Excelência retirou sua assinatura da CPI da Petrobras e ninguém disse aqui que foi pressionado pelo Palácio". Já a senadora Fátima Cleide (PT-RO) disse que foi omissa ao aceitar receber subsídio de R$12 mil e privilégios do cargo. "Deveria ter feito uma denúncia daqueles privilégios", rebateu Heráclito. Quando José Nery (PSOL-PA) criticou o excesso de funcionários da Casa, Heráclito disse que criaria uma comissão presidida por Nery para fazer uma lista de funcionários que deveriam ser demitidos. Nery desconversou.

Partido que está no poder tem ônus e tem bônus. Estamos diante do ônus" - Delcídio Amaral, senador (PT-MS), sobre a crise no Senado