Título: Agaciel depõe e faz novas denúncias
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 03/07/2009, O País, p. 4

Zoghbi, também investigado, deve ser indiciado por concussão pela PF

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. O ex-diretor do Senado Agaciel Maia prestou depoimento ontem à Polícia Legislativa, o que pode aumentar a tensão na instituição. Em quase quatro horas de interrogatório, Agaciel se defendeu das acusações e, numa demonstração de que não está disposto a cair sozinho, fez novas denúncias de irregularidades no Senado.

O ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi deverá ser indiciado por concussão (extorsão ou peculato cometido por empregado público) pela Polícia Federal, que investiga denúncias de irregularidades nos contratos de crédito consignado do Senado. Zoghbi, segundo denúncias, recebeu mais de R$2,3 milhões de comissão do Banco Cruzeiro do Sul que operou no mercado de crédito consignado. Ele teria aberto três empresas no nome de uma babá da família para intermediar as operações.

A partir das novas denúncias de Agaciel - não tornadas públicas - a polícia deverá decidir se abre ou novos inquéritos.

- Se necessário, abriremos outras investigações - disse Pedro Araújo, diretor da Polícia Legislativa.

Agaciel respondeu às perguntas dos investigadores e, em seguida, teria feito as revelações, sem mencionar envolvimento de senadores. A polícia investiga o envolvimento de Agaciel na suposta fraude na nomeação de Lia Monturil para o gabinete de Demóstenes Torres (DEM-GO). O senador disse que não pediu a contratação e que Lia nunca trabalhou em seu gabinete.

Agaciel transferiu a responsabilidade da nomeação de Lia para Zoghbi. Agaciel sustenta que a assinaturas nos atos de nomeação e transferência de Lia são falsas, e que não assinou os documentos. Poderá ser feita uma acareação entre os dois.