Título: Fernando Henrique: palavras de Lula sobre tucanos são levianas
Autor:
Fonte: O Globo, 03/07/2009, O País, p. 4

Serra lembra que PSDB apoiou Tião Viana contra Sarney no Senado

SÃO PAULO. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, presidente de honra do PSDB, afirmou ontem em São Paulo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não disse a verdade e que são levianas suas palavras sobre os tucanos estarem querendo ganhar a presidência do Senado no "tapetão".

- O presidente às vezes abusa das palavras. Ele sabe que se o presidente do Senado eventualmente renunciar haveria nova eleição. Não é verdade o que ele disse. Ele diz isso como desculpa, para dar a impressão de que é assim. Lamento que o presidente diga coisas tão levianas. O presidente Lula, quando está fora do Brasil, não presta atenção nas palavras - criticou Fernando Henrique.

Na Líbia, na quarta-feira, Lula disse que a oposição quer afastar Sarney para que assuma em seu lugar o vice-presidente do Senado, o tucano Marconi Perillo (GO). Ontem, num seminário que marcou o primeiro ano de morte de sua mulher, Ruth Cardoso, Fernando Henrique lamentou a crise no Senado:

- Não quero opinar sobre Senado. Fui senador há muitos anos, há 25 anos, estou afastado. Lamento o que está acontecendo porque é uma desagregação muito grande de uma instituição importante - disse.

O governador José Serra (PSDB), que encerrou o seminário sobre Ruth Cardoso, comentou a declaração de Lula sobre o "tapetão".

- O PSDB apoiou o candidato do PT no Senado na eleição que houve, na qual foi eleito o Sarney - disse o governador, referindo-se ao apoio dos tucanos ao senador Tião Viana (PT-AC).