Título: Da Líbia para a França, com breve escala no Brasil
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 03/07/2009, O País, p. 9

No primeiro semestre, Lula passou 77 dias longe de seu gabinete em Brasília e já visitou 19 países LULA, com traje típico do Cazaquistão: em junho, 8 dias no exterior

Luiza Damé

BRASÍLIA. No auge da crise no Senado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje para mais uma viagem internacional, após ter chegado anteontem à noite da Líbia. Lula segue à noite para Paris, onde receberá, na próxima terça-feira, o prêmio da Unesco de colaboração para a paz. Acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, ele passará o fim de semana na capital francesa, sem compromissos oficiais. O presidente só voltará ao país na noite da sexta-feira da semana que vem, depois de passar pela Itália, para reuniões de grupos econômicos internacionais. No primeiro semestre deste ano, o presidente passou 77 dias fora de seu gabinete em Brasília, intercalando roteiros no Brasil e no exterior. Só em junho, foram 14 dias de viagem, sendo oito no exterior.

Ao chegar da Líbia quarta-feira à noite, na breve escala no Brasil, Lula assistiu ao jogo entre o seu Corinthians e o Internacional, pela final da Copa do Brasil. Ontem, comemorou a conquista do título, recebendo a delegação corintiana no Alvorada. Além de uma solenidade de lançamento do plano para regularizar a situação de estrangeiros no país, enquadrou a bancada do PT, num jantar ontem, para garantir a permanência do aliado José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado. Hoje, antes de seguir para Paris, Lula deve se reunir com Sarney, com quem falou por telefone ontem.

Neste ano, Lula já passou por 19 países diferentes, incluindo EUA, Rússia, Cazaquistão, Catar e Inglaterra, além dos vizinhos Argentina, Venezuela e Chile. Lula tem um acordo com os presidentes Cristina Kirchner (Argentina) e Hugo Chávez (Venezuela) de fazer reuniões regulares, revezando-se os locais dos encontros.

Até agora, Lula também visitou 60 cidades brasileiras, algumas mais de uma vez, como São Paulo e Rio de Janeiro. Ele costuma visitar grupos de municípios num único dia. Por exemplo, em 12 de maio, teve compromissos em Paulínia, Cubatão, São Paulo e São Bernardo do Campo. Há cerca de dez dias, embarcou de manhã para Londrina (PR), passou por Congoinhas (PR) e encerrou a agenda no Rio, numa homenagem a Apolônio de Carvalho.