Título: Rio Grande do Sul registra 16 casos em um dia
Autor: Costa, Célia; Alves, Maria Elisa
Fonte: O Globo, 03/07/2009, Rio, p. 14

Triagem de pacientes é feita em containers e barracas militares

Carlos Souza*

PORTO ALEGRE.Cerca de 850 pessoas já passaram pela triagem que está sendo feita em um container em frente ao Hospital Conceição e em duas barracas da Aeronáutica armadas diante do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre. O objetivo é evitar que as pessoas com suspeita de gripe A procurem os setores de emergência dos hospitais. Ontem, no município de Caxias do Sul, o Hospital Geral instalou uma unidade de saúde em um ônibus também para a triagem de pacientes.

Boletim divulgado ontem pela Secretaria estadual da Saúde indica que o Rio Grande do Sul contabiliza 106 casos confirmados da gripe A, ou seja, 16 a mais que os 90 registrados na quarta-feira. Os casos suspeitos somam 192.

Segundo os dados mais recentes do Hospital Conceição, 807 pessoas buscaram informações ou foram examinadas para detectar a doença no container instalado pela instituição no último dia 25. Do total, apenas 59 tiveram que fazer exames, como coleta de secreção nasal, para confirmar a presença do vírus.

Até o meio da tarde de ontem, 39 pessoas haviam sido atendidas nas barracas militares, mas somente duas tiveram que fazer exames específicos para confirmar a gripe A. Uma delas é uma criança de 3 anos que chegou, segunda-feira, da Espanha com sintomas da doença. O vice-presidente médico do Hospital de Clínicas, Sergio Pinto Ribeiro, elogiou o atendimento nas barracas que, segundo ele, é mais rápido e evita que os casos suspeitos cheguem à emergência, o que reduz o risco de contaminação de outros pacientes.