Título: China autorizará uso do yuan no comércio
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 03/07/2009, Economia, p. 21

A China deu mais um passo rumo à internacionalização de sua moeda e à redução da influência do dólar, com o anúncio de novas regras que permitirão que empresas selecionadas façam transações em yuan, informou ontem o jornal "Financial Times". As novas regras anunciadas pelo Banco do Povo (o banco central chinês), permitirá que as companhias autorizadas façam trocas comerciais via moeda chinesa mediadas por instituições financeiras em Xangai e outras cidades do sul da China.

No exterior, um esquema experimental permitirá que as transações sejam realizadas em yuan em Hong Kong e Macau, territórios chineses com autonomia administrativa, revelou o jornal britânico. Posteriormente, a ideia é ampliar o sistema para o Sudeste da Ásia. Desse modo, importadores e exportadores poderão fazer seus pedidos às companhias chinesas selecionadas e estabelecer o yuan como forma de pagamento.

Ontem, o vice-ministro chinês de Relações Exteriores, He Yafei, afirmou que seu país espera que a próxima cúpula do G-8 (grupo dos sete países mais ricos e a Rússia) discuta a adoção de uma nova moeda de reserva mundial.