Título: Lula banca Sarney
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 04/07/2009, O Globo, p. 2

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AL), saiu revigorado da conversa com o presidente Lula. Este disse a Sarney: "Eles (senadores do PT) vão ficar ao seu lado, não tenho dúvida". Antes disso, Lula ouvira de Sarney: "Tenho que ter o apoio do PT, sem o PT fica difícil para o PMDB". A expectativa de ambos é que, na terça-feira, a bancada petista fará um novo embrulho para seu discurso, apoiando a permanência de Sarney condicionada a mudanças na gestão do Senado.

Mas reconhece as limitações do aliado

Informado da reunião, na noite anterior, entre Lula e os senadores petistas, Sarney relatou ao presidente todas as providências que adotou no Senado. Lula, no entanto, concordou no que se refere às críticas de patrimonialismo. Ele disse aos petistas: "Entendo, ele é presidente do Senado e fica me pedindo um carguinho aqui e ali". Mas enfatizou que não é conveniente uma nova eleição para a presidência do Senado. "Se vocês acham ruim com o Sarney, será pior sem ele", disse Lula.

Um dossiê no Ministério Público

No encontro entre os senadores do PT com o presidente Lula, para tratar da crise no Senado, Tião Viana (PT-AC) contou ter enviado um alentado dossiê de irregularidades e desmandos, praticados pelas sucessivas administrações da Casa, para o Ministério Público. O petista, que perdeu para José Sarney (PMDB-AP) as eleições para a presidência do Senado, citou ilegalidades nos contratos com empresas prestadoras de serviço e chegou a dizer que a corrupção praticada pelo grupo de Sarney gerou um desfalque de cerca de R$30 milhões. O petista disse que fez o dossiê baseado no relato de funcionários. Lenha na fogueira.

Nós temos uma eleição pela frente. Nós somos candidatos. Essa decisão gera reflexos nos estados" - Marina Silva, senadora (PT-AC), na reunião com Lula