Título: Oposição família
Autor:
Fonte: O Globo, 05/07/2009, O Globo, p. 2

Tentando se contrapor ao Bolsa Família, os partidos de oposição lançam o Agenda Família, dia 10, na Bahia.

A proposta tem como fim criar condições para que as pessoas deixem o programa de transferência de renda do governo federal e ingressem na atividade produtiva.

O PSDB e o DEM tentam viabilizar o discurso de que o Bolsa Família seria aprimorado, e não extinto, no caso de vitória nas eleições presidenciais de 2010.

Heráclito: o zagueirão do Senado II

O líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), passou a criticar o DEM por administrar a 1ª secretaria do Senado, uma espécie de prefeitura da Casa, desde 2003. O 1osecretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), reagiu: ¿Vossa Excelência deve se lembrar que, em 2003, pela proporcionalidade, o cargo era do PT. Mas Vossa Excelência, como líder, negociou para o PT ficar com a 1ª vice em vez da 1ª secretaria¿.

Derrotado nas eleições do Senado, Tião Viana (PT-AC) fez em plenário cobrança de mudanças.

Heráclito rebateu: ¿O meu querido amigo Tião Viana assumiu em uma crise, por três meses, a presidência do Senado, e não trocou o Agaciel (Maia, ex-diretor-geral da Casa). Por que não?¿

¿A crise é de uma estrutura vencida e de práticas permissivas que se banalizaram¿ ¿ Sérgio Guerra, senador e presidente do PSDB (PE), sobre a crise no Senado

UNANIMIDADE. O 1º vice do Senado, Marconi Perillo (PSDB-GO), conseguiu desagradar a seu partido ao se colocar contra a criação de uma comissão de notáveis para reformar a Casa. E os governistas ficam de cabelo em pé com a possibilidade de ele assumir a presidência. No Alvorada, com senadores petistas, o presidente Lula, irritado, lembrou que Perillo havia se comprometido a votar a favor da CPMF e votou contra.

Peitada

Os aliados do governo estão batendo palmas para a intervenção do presidente Lula na bancada do PT do Senado. Querem que o presidente repita a dose nos estados, desestimulando candidaturas petistas. O PMDB está se deliciando.

Pânico

O maior temor do presidente Lula, na crise do Senado, é que ela se transforme num processo de desgaste parecido com o do mensalão.

Ao bancar o presidente José Sarney (PMDB-AP) no cargo, imagina que está estancando a sangria.

A oposição vai sovar o presidente Lula

O mote da oposição para a próxima semana será a crítica à interferência do presidente Lula na crise do Senado. Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Simon (PMDB-RS) deram a largada. A oposição vai criticar o presidente Lula por ter feito uma opção eleitoral em detrimento da modernização do Senado. Os tucanos estão convencidos de que a crise não vai parar, e estão apostando no embate entre o PT e o DEM.

Farmácia & Picanha

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai baixar resolução restringindo os produtos que podem ser vendidos em farmácias.

A agência encontrou até picanha sendo comercializada nesses estabelecimentos, além de prestação de serviços como plastificação de documentos. A lei 5.991, de 1973, autoriza as farmácias e drogarias a vender produtos correlatos à saúde, mas não especifica quais. O setor está em pé de guerra por causa das restrições que virão.

O PRESIDENTE Lula está estimulando o ministro Fernando Haddad (Educação) a se candidatar a deputado federal em São Paulo.

DO DEPUTADO Chico Alencar (PSOL-RJ) sobre a relação do PT com o PMDB: ¿Eles parecem casal que se ama em crise¿.

MILITANTES do movimento gay estão comemorando por antecipação a aprovação, pelo STF, do reconhecimento da união civil entre homossexuais. Eles apostam que o placar da votação será 7 a 4.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes