Título: Passei para o lado de cá, da gestão empresarial
Autor: Otavio,Chico ; Farah,Tatiana
Fonte: O Globo, 05/07/2009, O País, p. 8

Wilson Santarosa diz que distribuiu gerências entre ex-sindicalistas porque eles conhecem o processo produtivo

Chico Otavio e Tatiana Farah

RIO e SÃO PAULO. As gerências de Comunicação da Petrobras estão entregues a ex-sindicalistas, a maioria ligada à CUT e ao PT, porque eles conhecem bem os setores de produção e têm facilidade com projetos sociais. A explicação foi dada pelo gerente executivo de Comunicação Institucional da empresa, Wilson Santarosa, ele próprio um ex-sindicalista, em entrevista ao GLOBO.

¿ Escolhi gente da operação porque eles conheciam o processo produtivo (refinaria, terminais e plataformas). O pessoal fez isso a vida inteira.

Por isso, a facilidade para lidar também com projetos sociais Brasil afora ¿ disse.

Somente na Comunicação há sete ex-dirigentes de sindicatos petroleiros em cargos gerenciais. Como o setor cuida dos programas sociais da empresa, espalhados por quase mil municípios brasileiros, Santarosa admite receber uma romaria de políticos em seu gabinete. Disse que conhece praticamente todos os governadores e boa parte dos parlamentares do Congresso, prefeitos e vereadores.

¿ Mas tento evitar que as pessoas cheguem a mim. Dependendo da demanda, encaminho para os gerentes responsáveis ¿ contou.

Santarosa, cuja gestão deve ser questionada pelos integrantes da CPI da Petrobras (ele é acusado de favorecer prefeituras da base aliada nos contratos de patrocínio), diz que pode ser alvo de retaliação, embora negue que ceda a pressões políticas.

O gerente alega que todos os projetos que são apresentados em busca do patrocínio da estatal (de 2007 a 2008, mais de 25 mil propostas) recebem o mesmo tratamento na empresa.

Ex-operador de Transferência e Estocagem da Petrobras que se aposentou com 17 anos de casa, em 1992, quando o governo FH se preparava para fazer uma reforma nas regras da Previdência Social, Santarosa exibe em sua sala uma mesa repleta de troféus, conquistados ao longo de seis anos na Gerência de Comunicação.

¿Nos tempos do sindicato, me notabilizei pelas sacadas¿

Do conjunto de prêmios, conta, com orgulho, ter sido indicado para o Prêmio Caboré, um dos mais cobiçados do mercado publicitário brasileiro.

Também recebeu três vezes o Prêmio ¿Homem do Ano da Comunicação¿, oferecido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (de 2004 a 2006).

Santarosa se considera um especialista em Previdência Social. Eleito, em 1995, conselheiro do fundo de pensão da Petrobras (Petros), disse que levantou detalhes de todos os problemas dos planos de aposentadoria da estatal, razão pela qual foi convidado pelo então presidente da empresa, José Eduardo Dutra, para assumir a presidência do Conselho em 2003.

¿ Passei para o lado de cá, da gestão empresarial. Em vez de guerra judicial, buscamos a via da negociação com os participantes. Foram seis anos até chegarmos a um acordo. Houve a repactuação, e a Petrobras se comprometeu a depositar R$ 5,7 bilhões no fundo ¿ disse.

Ele também considera natural a sua escolha, em 2003, para assumir o comando da Comunicação da Petrobras.

¿ Nos tempos do sindicato, me notabilizei pelas campanhas, pelas sacadas. Como trabalhava com divulgação, disseram: esse é o cara da comunicação.