Título: Petrobras explica viagem de seu gerente a Paris
Autor:
Fonte: O Globo, 06/07/2009, O País, p. 4

Santarosa foi levado por empresa para negociar patrocínio

Em carta enviada ao GLOBO, a Petrobras informou que o gerente executivo de Comunicação Institucional da estatal, Wilson Santarosa, viajou à França - onde assistiu ao torneio de Roland Garros, convidado pela Koch Tavares - para negociar um torneio de tênis, na América Latina, válido para o ranking da Associação de Tenistas Profissionais.

Na reportagem publicada ontem, o GLOBO informou que Santarosa viajou pelo menos em duas oportunidades a Paris, para assistir Roland Garros, com as despesas pagas pela Koch Tavares, que, desde 2004, recebe recursos da Petrobras sem que, para isso, tenha passado por processo de licitação.

Sobre o fato de uma das filha de Santarosa, a bióloga Patrícia Lia Santarosa, ter sido contratada pela Fundação José Pedro de Oliveira, a estatal afirma que "a instituição não tinha mais o patrocínio da Petrobras desde o ano anterior" à contratação dela. No entanto, a ONG mantém até hoje, em seu site e no próprio projeto, o logotipo da Petrobras com a informação de que a estatal a apoia.

A Petrobras nega que tenha havido favorecimento na escolha de projetos sociais, ambientais e culturais patrocinados pela empresa. Diz que houve uma seleção pública, "com participação de comissões externas integradas por nomes de reconhecida atuação nas respectivas áreas". Porém, a reportagem nunca fez tal acusação, limitando-se a relatar as denúncias que já apareceram sobre o assunto.

A Petrobras disse ainda que possui 4.910 gerentes, "mas a matéria pinça somente 22 pessoas (menos de 0,5%) que possuem histórico sindical". Todavia, o critério para a produção da lista foi o envolvimento dos gerentes com o sindicalismo petista e as funções que o grupo exerce.