Título: Alencar melhora e deve ter alta hoje
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 06/07/2009, O País, p. 4

Presidente em exercício diz a médicos que tem muito trabalho em Brasília

Adauri Antunes Barbosa

SÃO PAULO. Com um quadro de melhora significativa, o presidente em exercício José Alencar deve receber alta hoje pela manhã do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde foi internado às pressas no sábado. O vice-presidente estava sentindo fortes dores abdominais desde sexta-feira, provocadas por uma obstrução intestinal parcial que só foi descoberta depois de uma tomografia.

Segundo os médicos que cuidam de Alencar, ele reagiu rapidamente ao tratamento a que foi submetido, à base de soro intravenoso, para hidratar o intestino. Ontem pela manhã estava muito bem, tomou chá, depois almoçou uma canja e à noite fez uma refeição mais reforçada. Sentindo-se bem, à tarde ele pediu aos médicos para ir embora alegando que tinha muito o que fazer em Brasília.

- O médico disse que o presidente já estava bem para ter alta enquanto eu conversava com ele - disse o senador Romeu Tuma (PTB-SP), que visitou Alencar ao meio-dia. - Ele está alegre, tranquilo, mas disse que tem dezenas de atos a serem assinados em Brasília. Os médicos pediram para ele ficar até amanhã (hoje) cedo.

José Alencar assumiu a Presidência porque o presidente Luiz Inácio da Silva está na Europa para participar da reunião do G8, que começa na quarta-feira em Áquila, Itália. Alencar faz tratamento contra o câncer desde 1997 e já foi submetido a 13 cirurgias para retirada de tumores. A última cirurgia, em janeiro deste ano, para a retirada de tumores no abdômen, durou cerca de 18 horas. No último dia 22, Alencar começou a segunda etapa do tratamento em Houston, nos Estados Unidos, com um novo medicamento contra o câncer que está em fase de pesquisa.