Título: Brasil cai em ranking mundial de livre comércio
Autor:
Fonte: O Globo, 08/07/2009, Economia, p. 22

Entre os Brics, país só ganha da Rússia, diz Fórum Econômico

As barreiras tarifárias e os elevados encargos alfandegários fizeram o Brasil cair sete posições no Índice de Viabilidade do Comércio, divulgado ontem pelo Fórum Econômico Mundial, em Genebra. O país ocupa a 87ª posição numa lista de 121 nações, atrás dos vizinhos Chile (19ª) e México (74ª). Entre os principais emergentes, ganha apenas da Rússia (109ª).

Este é o segundo ano que o Fórum divulga o indicador. Na edição 2008, o Brasil estava em 80º lugar. O número de países listados, porém, era menor: 118. O índice considera quatro áreas: acesso a mercado, gestão de fronteiras, infraestrutura de transportes e comunicações e ambiente empresarial. Nas duas primeiras, o desempenho brasileiro foi inferior ao de 2008.

Se considerado apenas o quesito acesso a mercado, por exemplo, o Brasil cairia para o 100º lugar. Em 2008, estava no 92º. ¿O nível de proteção no Brasil continua relativamente elevado, em particular para produtos agrícolas¿, diz o Fórum.

O ranking é liderado por Cingapura e Hong Kong. Entre os países que integram os Brics, China foi a mais bem colocada (49ª posição), seguida da Índia (76ª). Chade manteve o último lugar.