Título: Um bilhão de boletos deixaria de circular
Autor: Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 08/07/2009, Economia, p. 23

Febraban ainda não estima economia com postagem e papel

Segundo estimativas da Febraban, em 2008 foram impressos 2 bilhões de boletos de cobrança, cuja emissão cresce num ritmo de 12% ao ano. A Febraban projeta que 50% desse volume passarão a ser pagos via DDA em três anos. Ou seja, 1 bilhão de boletos deixaria de circular.

De acordo com a Febraban, para produzir 2 bilhões de boletos, são necessárias 374 mil árvores, 1 bilhão de litros de água ¿ o suficiente para abastecer uma cidade com 25.600 habitantes, como Arraial do Cabo¿, e cerca de 46 milhões de kw/h, energia o bastante para suprir um município de 200 mil habitantes por uma hora.

Mas a federação não calcula qual será a economia dos bancos em impressão de papel e postagem com a adesão dos clientes ao novo DDA

¿ Do total de boletos, 60% da impressão e postagem são feitas pelas empresas e 40% por bancos cobradores. As negociações de impressão variam muito ¿ disse Leonardo Ribeiro, da Febraban.

Até agora, instituições que representam 99% das emissões de boletos estão participando dos testes do novo sistema. A Febraban estuda, para um prazo maior, a incorporação de contas de serviços públicos e de pagamento de tributos ao DDA. (Juliana Rangel)