Título: Bancos cadastram para novo meio de pagar conta
Autor: Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 08/07/2009, Economia, p. 23

Sistema DDA, que estreia em outubro, permitirá que cliente quite débitos eletronicamente, sem boleto em papel

Juliana Rangel

As maiores instituições financeiras do país, como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú-Unibanco, já estão oferecendo desde o fim de junho um pré-cadastramento de clientes que desejem utilizar o novo sistema DDA ¿ Débito Direto Autorizado. O serviço, que será inaugurado em 19 de outubro, permitirá que os consumidores quitem boletos bancários de forma eletrônica nos bancos em que têm conta, seja por internet, caixa automático ou telefone, sem a necessidade de usar o boleto em papel.

Até agora, o cadastro não está sendo cobrado. Mas o serviço, ao qual os correntistas podem aderir se quiserem, poderá ter uma tarifa, que deverá ser submetida e aprovada pelo Banco Central.

Segundo o coordenador do projeto na Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Leonardo Ribeiro, a definição das tarifas por parte de cada instituição estimulará a concorrência. O mesmo vale para os prazos durante os quais os comprovantes ficarão armazenados, e os canais para cadastro e pagamento de contas.

¿ Isso vai gerar mais competitividade. Cada banco vai oferecer o pré-cadastramento ou o canal para pagamento de contas no nível que quiser ¿ diz.

O DDA permitirá a quitação de mensalidades escolares, faturas entre fornecedores, condomínios, financiamentos de casas e automóveis. Inicialmente, não farão parte do sistema as cobranças de serviços públicos (água, luz, telefone, gás, etc.) nem de impostos, mas essas contas poderão ser incluídas no DDA no futuro.

A empresa cobradora deve registrar os boletos de cobrança no banco com o qual se relaciona. Na outra ponta, a pessoa que está sendo cobrada precisa cadastrar-se como ¿sacado eletrônico¿. O cadastro pode ser feito em mais de um banco. Não é obrigatória a inclusão da conta no débito automático.

Entre os principais benefícios, Ribeiro ressalta a agilidade. Entre a emissão do boleto e postagem no correio, ele estima que a cobrança leve até oito dias para chegar ao destinatário atualmente. Com o DDA, levará dois dias. Outra vantagem é um controle maior de pagamentos, especialmente para relacionamento entre empresas, e redução do risco de extravio.