Título: A TV do PT
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 08/07/2009, O Globo, p. 2

O PT está alugando mais dois andares no prédio onde fica sua sede nacional, em Brasília. Vai instalar lá um estúdio da sua emissora de televisão para a internet. Lá serão produzidos e gerados programas de entrevistas e de debates, sobre temas nacionais, com parlamentares e autoridades. Os petistas querem atingir 62,3 milhões de brasileiros que têm internet em casa ou no trabalho, de acordo com pesquisa Ibope/Nielsen, de maio.

O TRABALHISTA. Depois de ter andado para lá e para cá com o PSOL nas eleições municipais, o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz (da Operação Satiagraha, que provocou o indiciamento do banqueiro Daniel Dantas) decidiu disputar uma cadeira para a Câmara dos Deputados por São Paulo. O partido escolhido foi o PDT. A filiação foi acertada ontem, num almoço que reuniu Protógenes e o ministro Carlos Lupi (Trabalho).

A contrarreforma

Sem consenso para votar uma reforma política que discuta temas como financiamento público de campanha, a reforma eleitoral em debate na Câmara estabelece, por exemplo, que 10% do espaço de propaganda têm que ser destinados para candidatos a suplente de senador, em vez de discutir esse modelo de suplência. O texto desce a detalhes como: carro de som será permitido até as 22h da véspera da eleição, muros para exibição de cartazes só serão autorizados se forem cedidos de graça, e material de campanha poderá ser exibido até as 20h, se sobrepondo, por exemplo, à legislação da Cidade Limpa de São Paulo.

Eu quero que o Serra seja o presidente do Palmeiras em 2011" - Ricardo Berzoini, presidente do PT e palmeirense, falando sobre as eleições de 2010

Duro na queda

O Senado mudou de assunto. A árvore foi balançada e o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), não caiu. A oposição voltou a falar grosso para instalar a CPI da Petrobras. Até devolveram ao governo a relatoria da CPI das ONGs.

DEM dá um prazo para Gabeira

O DEM deu um prazo até setembro para que o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) decida se vai ou não concorrer ao governo do estado. Esta é a vontade do PSDB, que vê em Gabeira o palanque mais forte para enfrentar o PT nas eleições presidenciais. Mas Gabeira e o PV preferem concorrer ao Senado a enfrentar o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ). Se Gabeira disser não, o ex-prefeito Cesar Maia dará início à sua campanha.

Frigoríficos se emendam no Pará

Contrariando a orientação das entidades ruralistas, dois grandes frigoríficos do Pará (Bestin e Minerva) assinaram um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público. Eles assumiram compromissos contra o desmatamento, como informar a procedência da carne que comercializam. A grande articuladora do acordo foi a governadora Ana Júlia. Seu governo também contratou uma auditoria independente de toda a cadeia produtiva da carne no Pará.

PARA PRESTIGIAR o setor, o ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) acertou com o presidente Lula que fará um churrasco de carne suína na posse do novo presidente da Embrapa, Pedro Arraes.

O GOVERNADOR Sérgio Cabral está tenso com a candidatura de Anthony Garotinho. Nas viagens ao Norte fluminense, vai levar a tiracolo o deputado Arnaldo Vianna (PDT).

THRILLER. A crise no Senado não é a única dor de cabeça do senador Wellington Salgado (PMDB-MG). Ele passou um dobrado para impedir seu filho de viajar para o funeral do astro pop Michael Jackson.

Sob medida

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou, na homenagem ao Plano Real: "Nós queimamos árvore. Isso é inaceitável, é arcaico". Na plateia, a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PT-AC) assentia, satisfeita.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes E-mail para esta coluna: panoramapolitico@oglobo.com.br