Título: MPF liga Daniel Dantas ao mensalão do PT
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 07/07/2009, O País, p. 11

Banqueiro do Opportunity e mais 13 pessoas são denunciadas por sete crimes, incluindo o financiamento do "valerioduto"

Soraya Aggege

SÃO PAULO. O Ministério Público Federal denunciou à Justiça o banqueiro Daniel Dantas, do Grupo Opportunity, e mais 13 pessoas, por sete crimes. Além de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, gestão temerária, formação de quadrilha e evasão de divisas, a denúncia afirma que o Opportunity ajudou a financiar o "valerioduto", quando comandava a Brasil Telecom. A empresa firmou dois contratos, de R$50 milhões no total, com empresas de Marcos Valério, operador do esquema do mensalão. A Operação Satiagraha, que investiga Dantas desde o ano passado, foi deflagrada por causa do esquema do mensalão.

Vinte testemunhas foram arroladas na ação, entre elas o ex-ministro Mangabeira Unger, que foi trustee (uma espécie de representante comercial) do Opportunity nos Estados Unidos, e o presidente da Santos-Brasil, Wady Jasmim.

Na denúncia, o procurador da República Rodrigo De Grandis detalha sete diferentes fatos criminosos que teriam sido praticados ao longo dos últimos dez anos por Dantas, pelo presidente do Opportunity, Dório Ferman, a irmã do banqueiro, Verônica Valente Dantas, e mais 11 pessoas ligadas a eles.

Prisão dos envolvidos não foi pedida pelo MPF

O MPF não pediu a prisão de nenhum dos envolvidos. A denúncia está sendo avaliada pelo juiz da 6ª Vara Federal Criminal, Fausto De Sanctis, que em julho do ano passado autorizou duas vezes a prisão de Dantas.

Grandis disse que Dantas e os demais acusados "constituíram um verdadeiro grupo criminoso empresarial, cuja característica mais marcante foi transpor métodos empresariais para a perpetração de crimes, notadamente delitos contra o sistema financeiro, de corrupção ativa e de lavagem de recursos ilícitos".

Entre os crimes, segundo o MPF, estão o desvio de recursos da Brasil Telecom para financiar o Opportunity e "a utilização da Brasil Telecom para repassar recursos às empresas de publicidade de Marcos Valério, figura central do mensalão". Segundo a denúncia, os serviços contratados pela Brasil Telecom foram firmados e pagos em 2004, mas só se concretizaram em 2005, quando Valério já era investigado pela PF e CPI dos Correios.

O MPF cita trechos do processo da denúncia do mensalão. Neles, em depoimentos, acusados como Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, admitem reuniões e até pedidos para que ele "tentasse aparar as arestas" que o Opportunity mantinha com o governo PT.

- Mais de 30 pessoas ouvidas atestaram irregularidades na Brasil Telecom. Ficou claro que o Opportunity tentou relações privilegiadas com o governo - disse o procurador.

Advogado chama de absurda vinculação com mensalão

O advogado de Dantas e do Opportunity, Andrei Zenkner Schmidt, divulgou nota, classificando a nova denúncia do MPF o resultado de uma "fraude". "A denúncia do MPF é o resultado da Operação Satiagraha. A Operação Satiagraha é uma fraude. A denúncia foi apresentada para justificar a operação, as buscas e apreensões e as prisões ilegais". Numa segunda nota, o advogado classifica a vinculação entre o Opportunity e o mensalão de "absurda".