Título: O novo articulador
Autor: Franco, Ilimar
Fonte: O Globo, 09/07/2009, O País, p. 2

O Ministério das Relações Institucionais, que ficará vago com a ida do ministro José Múcio para o TCU, pode cair no colo do PT. Petistas e o PMDB do Senado trabalharam pela volta de Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O PMDB da Câmara reagiu. Aldo foi adversário de Michel Temer (SP) na eleição para a presidência da Câmara. Anteontem, para fazer sondagens, o chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, conversou com o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP).

O MINISTERIÁVEL. Conversa com o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), com José Múcio: ¿ O PMDB quer mais espaço no governo? ¿Estamos satisfeitos com o que temos.

Não reivindicamos nada¿. ¿ Mas seu nome é falado para ministro das Relações Institucionais? ¿A lembrança é gratificante.

É um reconhecimento ao trabalho do PMDB¿. ¿ Quem deve ocupar o cargo? ¿Alguém que seja próximo do presidente Lula¿.

¿ Mas quem? ¿O Vaccarezza é um grande nome¿.

É melhor irmos para casa. Porque não temos nada para fazer aqui¿ ¿ Tasso Jereissati, senador (PSDBCE), sobre o não funcionamento da CPI da Petrobras

O PSDB quer Serra e Aécio na TV

Os tucanos conseguiram abrir uma janela na lei eleitoral, votada na Câmara, para que seus dois maiores líderes ajudem a eleger deputados pelo partido. O texto original, do relator Flávio Dino (PCdoB-MA), permitia que cidadãos comuns pedissem voto para candidatos, mas vetava que os candidatos majoritários usassem o horário de propaganda eleitoral na TV dos candidatos às eleições proporcionais.

A regra evita que os majoritários se apoderem de todo o horário.

Mas os tucanos foram atendidos quando pediram para que candidatos majoritários, como José Serra e Aécio Neves, possam pedir voto para candidatos nas eleições às câmaras e assembleias estaduais

Espirituoso

No almoço anteontem, o ex-presidente Fernando Henrique brincou com a sinuca do PSDB para 2010.

¿Tenho uma ideia. Vamos lançar uma chapa puro-sangue: eu e Aécio. Aí eu morro e ele assume¿, disse. Aécio e os senadores riram.

Fechadíssimo

O PT catarinense já tem sua chapa para 2010. A senadora Ideli Salvatti concorrerá ao governo e o deputado Cláudio Vignatti, ao Senado. A outra vaga do Senado é do PP: da deputada Angela Amin ou do ex-governador Esperidião Amin.

O DEM vai até Minas Gerais

A cúpula do DEM almoça hoje com o governador Aécio Neves (PSDB-MG). Estarão lá o presidente do partido, Rodrigo Maia (RJ), o governador José Roberto Arruda (DF), o deputado ACM Neto (BA) e os líderes José Agripino (RN) e Ronaldo Caiado (GO). O prefeito Gilberto Kassab só não vai por causa do aniversário de São Paulo. O DEM quer se aproximar de Aécio. Há rumores de que o governador José Serra (PSDB-SP) pode optar pela reeleição.

Lacunas no combate à Aids

O Ministério da Saúde vai destinar R$ 6 milhões para pesquisas sobre DST e HIV/Aids. Instituições científicas têm até o dia 17 de agosto para enviar suas propostas. Até 17 projetos serão beneficiados . O maior montante será destinado a estudos sobre as práticas de travestis e o perfil e a qualidade de vida de crianças e adolescentes vivendo com HIV/Aids. Pela exclusão social, os travestis formam uma das principais populações vulneráveis ao HIV no Brasil

O SENADOR Paulo Paim (RS) justificou ontem, na reunião do PT, suas mudanças de posição na crise do Senado: ¿É ruim a divisão da bancada entre `éticos¿ e `não éticos¿. Sou muito sensível à opinião pública¿.

GANHA corpo articulação para unificar os mandatos nas agências reguladoras. Todos os mandatos seriam de quatro anos, sem recondução

A CÂMARA tentou instalar ontem, a toque de caixa, uma comissão especial para analisar a PEC dos Vereadores. A ação não prosperou por causa de acordo para votar apenas a lei eleitoral e a LDO.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes