Título: Lula insiste em aumento real para aposentados
Autor:
Fonte: O Globo, 09/07/2009, O país, p. 10

BRASÍLIA. Pressionada pelos ministros por orçamentos mais generosos no ano eleitoral, a equipe econômica resiste em conceder aumento real (acima da inflação) para aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo. Porém, a determinação do presidente Lula é de contemplar esse grupo de mais de 5,3 milhões de pessoas em 2010 e negociar uma alternativa para o fim do fator previdenciário. A orientação foi dada ao PT há uma semana.

- Eu ouvi essas palavras da boca do presidente: tem que ter um aumento real decente para os aposentados e uma alternativa para o fim do fator previdenciário - contou o senador Paulo Paim (PT-RS).

O governo acena com aumento de 2,5 pontos percentuais acima da inflação, a partir de janeiro de 2010.

A avaliação é que o governo está entre a cruz e a espada: se não fizer uma concessão aos aposentados poderá ter uma perda ainda maior se a Câmara aprovar projeto de lei - já aprovado pelo Senado - que dá aos beneficiários do INSS a mesma política de reajuste do salário mínimo: a aplicação do índice de preços, mais o resultado do PIB até 2023. Esse critério agora vale só para quem recebe até o salário mínimo. Acima disso, é o índice da inflação, o que dará ano que vem entre 3,5% e 4%.