Título: Gurgel passa em sabatina para Procuradoria Geral
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 09/07/2009, O País, p. 11

Sucessor de Antonio Fernando responde a tudo, mas evita comentar crise no Congresso

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA. Por 60 votos a 5, o plenário do Senado aprovou ontem a indicação de Roberto Monteiro Gurgel Santos para chefiar a Procuradoria Geral da República. Ex-vice-procurador-geral e um dos principais aliados do antecessor, Antonio Fernando de Souza, Gurgel deverá manter a mesma linha: atuação discreta, mas incisiva. O estilo marcou a sabatina do procurador na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na sessão, Gurgel respondeu a todas as perguntas, mas evitou se aprofundar em temas espinhosos como a crise política do Senado e as denúncias de irregularidades no Ministério Público Federal. Num dos momentos mais aguardados da sabatina, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) quis saber quais seriam as recomendações do procurador para sanar parte dos problemas do Senado. Gurgel limitou-se a lembrar que a Procuradoria no Distrito Federal pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito sobre atos secretos:

- A investigação será feita com a firmeza necessária.

Gurgel disse ainda que, até o momento, não há indícios de envolvimento de parlamentares nos atos secretos. O caso já foi objeto de investigação preliminar no Ministério Público e em comissão de sindicância criada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Gurgel também defendeu o Ministério Público da acusação de exagerar nas acusações e vazar informações contra investigados. Para o procurador, é inaceitável a divulgação antecipada de resultados de investigações, mas isso não enfraquece o papel dos investigadores.

- O Ministério Público afirma que, além de proteção dos acusados, tem que haver a proteção à tutela penal. E isso o Judiciário não pode esquecer.