Título: País já tem 977 casos de gripe suína
Autor:
Fonte: O Globo, 09/07/2009, Rio, p. 17

Ministério da Saúde diz que 57% se infectaram no exterior; Rio tem 102 ocorrências

Em dois dias, o Brasil confirmou mais 72 casos de gripe suína, elevando para 977 o total de casos no país. O estado que teve maior número de novos doentes foi São Paulo, com 42 ocorrências. O Rio de Janeiro registrou 11, passando a contabilizar 102 ocorrências. O Rio Grande do Sul apresentou 7 novas notificações e a Bahia, 3. Maranhão e Pernambuco têm dois casos novos cada, e Acre, Ceará, Paraná, Paraíba e Rio Grande do Norte têm um cada.

Dos 977 casos confirmados, 563 (57,6%) foram de pessoas que se infectaram no exterior e 278 (28,5%) de transmissão autóctone, ocorrida dentro do território nacional. Outros 136 casos permaneciam em investigação. Os casos foram importados, principalmente, da Argentina, Estados Unidos e Chile.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu que todos os casos autóctones têm vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Por isso, o Ministério da Saúde considera que, até o momento, a transmissão no Brasil é limitada.

De acordo com o Ministério da Saúde, praticamente todos os pacientes com gripe suína já receberam alta ou estão em processo de recuperação. Mas este não é o caso de um paciente de Minas Gerais, internado no Hospital das Clínicas (HC), em Belo Horizonte. Ele apresentou piora no quadro respiratório e, de acordo com o boletim médico, seu estado é gravíssimo. Em isolamento hospitalar há mais de uma semana, o homem respira com ajuda de aparelhos.

No último domingo, a seleção feminina de handebol volta do Chile, onde foi disputar o PanAmericano, com duas integrantes com sintomas da nova gripe. A armadora Mayara e a fisioterapeuta Ana Sheila estão em observação e aguardam resultado dos exames. Mayara mora no interior do Paraná, onde o governador Roberto Requião decidiu adotar, junto dos governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, estratégias unificadas contra a gripe A. Uma das medidas planejadas é a implantação de observatórios nos estados para impedir a propagação da nova gripe. Esses sistemas de vigilância sanitária devem ser montados nas áreas de fronteira com Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. No Rio Grande do Sul, o Exército vai ajudar a reforçar o controle sanitário contra a gripe suína nas fronteiras com o Uruguai e a Argentina.