Título: Um tour de ônibus pelo palco da crise em Brasília
Autor: Lima, Maria; Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 13/07/2009, O País, p. 4

Turistas não contêm críticas aos políticos ao passar pelo prédio do Congresso

BRASÍLIA. Típico das capitais europeias, Brasília conta agora com o serviço de city tour panorâmico, passeio realizado em ônibus de dois andares, aberto na parte superior. A arquitetura de Oscar Niemeyer arranca elogios, mas, diante do Congresso Nacional, a beleza do prédio fica em segundo plano. E as críticas indignadas são inevitáveis.

¿ Muito bonito. Por fora, bela viola. Por dentro, todo mundo sabe, pão bolorento ¿ disse Pedro Gonçalves Eliezer, funcionário público do Rio de Janeiro, em passeio na manhã de ontem.

Os comentários jocosos, ataques e piadas sobre os políticos e os escândalos em série produzidos por Brasília dominam essa parte do passeio, de uma hora, ao custo de R$ 15, que atrai turistas brasileiros e estrangeiros.

Com capacidade para 60 pessoas, o ônibus circula de terça a domingo, e o trajeto inclui dezesseis pontos turísticos da capital federal, entre os quais o Congresso, a Catedral de Brasília e os palácios do Planalto e da Alvorada.

O alagoano Vítor Santos, que visitava uma irmã que mora em Brasília, elogiou a arquitetura dos prédios mas também não deixou de cutucar as mazelas políticas.

¿ A cidade tem uma beleza rara, que não deveria concorrer com atos secretos e outras politicagens.

Brasília não merece.

O ônibus não tem guia, e os turistas são informados sobre as atrações por gravações, com versões em português, inglês e espanhol. Mas são informes muito sucintos. O Palácio do Planalto é apresentado como um prédio de plasticidade marcante e requintada, pela singeleza de suas linhas e também pelas carpas coloridas japonesas, apesar de estar todo em obra e com tapumes.

O dono da empresa que explora o tour, Francisco de Assis Silva, conta que a ideia surgiu da falta de um serviço que mostrasse as atrações da cidade, num tempo curto e a baixo custo: ¿ Os pontos turísticos são distantes um do outro, e de táxi sai muito caro. Até mesmo quem TURISTAS NO ônibus que percorre monumentos da capital, com o Congresso ao fundo vem a negócios tem tempo para esse passeio.