Título: Fundos multimercados para todos os gostos
Autor: Rangel, Juliana
Fonte: O Globo, 13/07/2009, Economia, p. 16

Com criação de subcategorias e queda dos juros básicos, bancos apostam em lançamentos para este semestre

BRUNO MAGALHÃES pesquisou bem antes de decidir aplicar em fundos multimercados, mas ainda não se inteirou das mudanças recentes

Passado um mês das mudanças nas regras dos fundos multimercados ¿ que explicitaram suas estratégias em dez subcategorias ¿, bancos e gestoras se preparam para oferecer alternativas mais sofisticadas a clientes de varejo no segundo semestre. Por um lado, acreditam que o investidor estará confiante, pois conhecerá melhor as características de cada fundo. Por outro, poderá tornar-se também mais ousado, já que as chances de ganho fácil com fundo de renda fixa vêm se achatando, juntamente com os cortes na taxa básica de juros fixada pelo Banco Central, a Selic.

Dados da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) mostram que, do patrimônio líquido total dos multimercados, que soma R$279,8 bilhões, 43,7% ficaram alocados em fundos subclassificados como ¿multiestratégia¿. Outros 26,24% estão em fundos com foco em juros e moedas e 18%, em estratégia ¿macro¿.

Cliente pode experimentar fundos de capital protegido

A BB DTVM, gestora do Banco do Brasil, já está estudando novos lançamentos. Entre as apostas, um fundo com foco em petróleo, cujas regras estão sendo debatidas. As outras possibilidades são um fundo de estratégia Long & Short direcional ¿ que faz operações com ações no mercado à vista e futuro, com posições compradas e vendidas ¿ para o varejo. E um fundo multimercado Trading, com compra e venda de ativos de curtíssimo prazo.

¿ Quanto mais o mercado amadurece e a Taxa Selic cai, a gente se aproxima de mercados mais maduros e com maior criatividade para ganhar dinheiro ¿ diz Marcelo Marques Pacheco, gerente-executivo de Fundos Multimercados da BB DTVM.

O gerente de Produtos do Real Santander, Eduardo Pierozzi, acha que os fundos de capital protegido serão a aposta do segundo semestre. O banco acaba de lançar um fundo voltado para o segmento private (de maior poder aquisitivo), mas prepara alternativas para o varejo. Pierozzi avalia que o investimento é ideal para quem busca ganhos além da renda fixa, mas está machucado pelas perdas dos multimercados no ano passado.

Os prazos de carência para resgate nesses fundos também tendem a cair. Em geral, nos fundos de capital protegido, há um período aberto para captação durante o qual o dinheiro fica aplicado em títulos públicos. Quando o prazo se encerra, o gestor faz uma estratégia para um tempo definido, em que o investidor fica impossibilitado de mexer nos recursos.

¿ Lançamos um capital protegido com janelas de movimentação trimestrais. Se o cliente quiser, pode experimentar para ver como é ¿ diz Pierozzi.

A BB DTVM lançou recentemente o BB Multimercado Capital Protegido IX. A variação do índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, é a meta de rentabilidade.

Para Luciane Ribeiro, da Comissão de Administração de Recursos de Terceiros da Anbid, a indústria de multimercados está renovando seu fôlego.

¿ O mercado tem dado oportunidades de ganhos aos gestores, e isso está se reproduzindo no desempenho dos fundos. Dado que 2008 foi muito ruim, estamos vendo uma recuperação gradativa e lenta ¿ diz.

Questionário indicará tolerância a riscos

O segundo grande passo para retomar a confiança do investidor será a implementação do conceito de suitability, ou ¿conformidade¿, em português. A partir de 2010, os bancos terão que verificar se os fundos são adequados aos interesses do investidor, que deverá preencher um questionário indicando tolerância a riscos e objetivos.

Na Rio Bravo, os multimercados foram subclassificados como multiestratégia, embora tenham forte componente macro. Mas a gestora não descarta oferecer fundos multimercados com diferentes subcategorias.

¿ Temos várias estratégias, e haverá passos que serão dados no futuro em relação às subcategorias. Essas mudanças (das classificações) foram importantes para o investidor entender melhor como cada fundo faz sua gestão ¿ explica Joaquim Kokudai, diretor de Renda Fixa e Multimercados.

Sócio da empresa de marketing Kindle, Bruno Magalhães ainda não conhece em detalhes as novas subcategorias de multimercados. Mas antes de aplicar seus recursos em um fundo, em fevereiro, fez uma ampla pesquisa.

¿ Conversei com amigos que trabalham no mercado financeiro e me informei sobre rentabilidade e perfis dos fundos na internet. É uma forma de aplicar sem sustos ¿ diz.

Envie OGLECO para 88435 (R$0,10 por notícia. Até 3 por dia)