Título: Embaixador dos EUA se despede disposto a manter laços com Brasil
Autor: Passos, José Meirelles
Fonte: O Globo, 11/07/2009, O País, p. 8

Depois de três anos no país, Sobel diz que agora vai aprender português

Depois de completar três anos como embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel está iniciando os preparativos para, na primeira semana de agosto, voltar ao seu país. E será a partir de então que ele finalmente passará a se empenhar, juntamente com a mulher, Barbara, numa tarefa que deixara para trás: vai aprender português.

A ironia implícita nessa decisão tem uma justificativa. Sobel, 60 anos, pretende - como vários de seus antecessores - manter os laços e conexões que criou no Brasil. Afinal, há perspectivas de negócios a explorar, além da possibilidade de se vincular a alguma universidade.

- Eu e Barbara vamos realmente aprender português. Isso tornarão ainda mais ricas as nossas futuras experiências com o Brasil. Eu vou poder realmente me integrar mais com a sociedade - disse Sobel ao GLOBO.

A justificativa por não conseguir se comunicar com os brasileiros no idioma local é pragmática:

- Não há como você aprender o idioma e, ao mesmo tempo, fazer o trabalho de embaixador aqui. Essa é uma tarefa avassaladora: 24 horas de trabalho, sete dias por semana, viajando durante dois terços do tempo.

Momento de considerar novas opções

Como não é diplomata de carreira - foi nomeado pelo então presidente George W. Bush como gratidão por ter sido um exitoso diretor financeiro de suas campanhas eleitorais no estado de Nova Jérsei -, Clifford Sobel teria, a princípio, de voltar à sua vida de executivo.

- Tenho muito o que fazer daqui por diante, mas ainda não sei exatamente o que escolher. Só vou me decidir a respeito daqui a algum tempo. Mas uma coisa eu posso garantir desde já: não voltarei para a minha antiga empresa - disse Sobel.