Título: Lula elogia cara de gente
Autor: Vaz, Viviane
Fonte: Correio Braziliense, 21/03/2009, Mundo, p. 28

Barack Obama entrou como assunto paralelo ¿ para diversão da audiência ¿ no discurso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pronunciou ontem na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), durante encontro com a colega argentina, Cristina Krichner. Comentando o encontro de sábado passado com Obama, em Washington, Lula arrancou risos quando disse que o novo titular da Casa Branca é o primeiro ¿com cara de gente¿.

¿Sem nenhum preconceito contra ninguém, mas ele é o primeiro presidente eleito nos EUA, em muitas décadas, que se parece com a gente¿, disse Lula. ¿Se ele vai fazer o que a gente acredita que ele vá fazer, eu não sei¿, ponderou o presidente brasileiro, que em seguida se dirigiu à visitante. ¿Você (Cristina) vai se encontrar com ele na Cúpula da Américas, você vai ver: é a primeira pessoa com cara de gente. Falando humildemente, falando da América do Sul, da América Latina.¿

Lula não resistiu, porém, a criticar em termos duros os bônus concedidos pela seguradora norte-americana AIG a seus executivos, no valor de US$ 165 milhões, depois de ter recebido US$ 170 milhões do governo para não ir à falência com a crise. ¿É a primeira vez na vida que vejo alguém receber bônus para o fracasso¿, comentou.

¿Ele (Obama) sabe também que não vai salvar a economia americana colocando dinheiro para banqueiro quebrar, para pagar bônus¿, arrematou Lula.