Título: Múcio: Crise está sendo superada
Autor: Lima, Maria; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 14/07/2009, O País, p. 3

Governo avalia que pressão sobre Sarney diminuiu e que CPI pode ser controlada

BRASÍLIA. Na reunião ministerial comandada ontem pelo presidente Lula, o governo avaliou que a crise do Senado está em fase de superação e que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), já conseguiu se livrar da pressão mais forte por seu afastamento.

No mesmo encontro, constatouse que a instalação da CPI da Petrobras, marcada para hoje, não poderia mais ser adiada, e que o governo tem todas as condições de controlar a CPI.

A determinação é que a base aliada exerça o poder de sua maioria na comissão ¿ oito votos a três ¿ para que o governo não corra riscos, e a estatal não seja prejudicada. O poder da maioria já vai ser exercido hoje na escolha do presidente e relator da CPI ¿ João Pedro (PTAM) e Romero Jucá (PMDB-RR), respectivamente.

Na primeira etapa da reunião ministerial, a avaliação sobre a crise no Senado foi feita pelos ministros José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) e Franklin Martins (Secretaria de Comunicação).

¿ Essa avaliação de melhor ou pior não se fez. O governo lamentou a crise que verdadeiramente está instalada no Senado, mas temos absoluta certeza que ela é superável e já está em processo de superação.

Entendemos que há uma crise instalada, mas todos temos consciência de que já está em fase de superação ¿ afirmou Múcio.

Múcio: Lula não pediu apoio do governo para Sarney Segundo o ministro, o presidente Lula não pediu apoio do governo a Sarney. Para Múcio, todos os senadores estão empenhados em superar a crise.

¿ Entendemos que o Senado vai superar este momento de dificuldades e que os senadores têm interesse de superar este momento ¿ afirmou Múcio, salientando que a anulação dos atos secretos é um ¿bom caminho¿.

No início da noite, numa reunião mais reservada entre Lula, Múcio e o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o líder na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), e a líder no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), houve consenso de que a situação de Sarney havia deixado de ser crítica e que a diminuição da crise no Senado será positiva para o país e para o governo.

O presidente tem dito de forma reservada que a tentativa de tirar Sarney está relacionada à estratégia da oposição de desestabilizar o seu governo.

Por isso, a determinação para dar total apoio ao presidente do Senado.

Quanto à CPI, o governo diz confiar na sua tropa de choque no Senado.

¿ Temos que respeitar a vontade do Senado, e o governo sempre trabalhou assim.

O governo não tem medo e não esconde nada. CPI não tem qualquer problema ¿ disse Múcio.

A estratégia dos governistas é só deixar a CPI funcionar mesmo no segundo semestre.

¿ Teremos uma terça-feira gorda. Vamos instalar a CPI da Petrobras, o Conselho de Ética e votar a LDO ¿ previu o líder do PTB, senador Gim Argello (DF), indicando que, após um dia agitado, o Senado estaria apto para dar início ao recesso parlamentar.

Oposição resignada com adiamento da apuração A oposição, por sua vez, já parece conformada em deixar as investigações da Petrobras para o segundo semestre.

¿ Nossa prioridade, desde a semana passada, é garantir a instalação da CPI da Petrobras e do Conselho de Ética. Claro que o ideal seria já darmos início aos trabalhos de ambos, mas não sei se será possível. Pelo menos eles já estarão instalados ¿ observou o líder do DEM, senador José Agripino (RN).

¿ A nossa parte, nós vamos fazer ¿ emendou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).