Título: Oposição pede renúncia de senador
Autor: Lima, Maria; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 15/07/2009, O País, p. 4

Tenho vergonha. Estou pensando em ir para casa, diz Simon, emocionado

BRASÍLIA. Mesmo com a cúpula do PMDB no controle da CPI da Petrobras e do Conselho de Ética, o tom das cobranças subiu ontem, e, agora, a oposição pede que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não só se afaste mas renuncie ao cargo. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), deflagrou os discursos acalorados ao anunciar que protocolara mais uma denúncia, desta vez por mentira em relação à participação do presidente do Senado na gestão da Fundação José Sarney. Foi quando Pedro Simon (PMDB-RS), em aparte, pediu a renúncia.

Emocionado, disse que sentia vergonha da situação em que se encontra o Senado e comparou o presidente Lula a um general dos tempos da ditadura. Abatido por problemas de saúde, disse que pensa em ir para casa: ¿ Chegamos ao limite do mínimo da responsabilidade que podemos ter. Eu digo com a maior tristeza. Nesta altura, não adianta o presidente Sarney se licenciar. Ele tem que renunciar à presidência do Senado.

¿ Temo que, se isso demorar muito, não seja mais nem o caso de renúncia, mas de cassação de mandato ¿ apoiou Cristovam Buarque (PDT-DF).

Simon disse que dificilmente Sarney seria investigado num Conselho de Ética desacreditado, dominado pela tropa escalada por Renan Calheiros.

¿ Tenho vergonha da posição em que eu estou. Aí me perguntam: por que o senhor não vai para outro partido? Eu não tenho para onde ir, mas, sinceramente, eu estou pensando em ir para casa. Não tenho mais condições de fazer nada. Se não posso ajudar, pelo menos que eu vá embora. O presidente Sarney tem que ter a grandeza de renunciar à presidência do Senado ¿ repetiu Simon, informando que fora ao gabinete de Sarney pedir que renunciasse, mas que foi contestado com tal veemência que desistiu.

Simon achou mais graves as denúncias de que Sarney teria uma conta no exterior e viajado a Veneza com despesas pagas por um banqueiro ¿ Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos.

¿ Sua Excelência responde que viajou para Veneza a convite, com as contas pagas pelo presidente do banco, um homem que foi condenado. Mas o que é isso? Visitar Veneza com as contas pagas por um homem inescrupuloso? Aí ele (Sarney) foi a única pessoa que teve o dinheiro retirado antes de o banco quebrar, e vem o presidente do banco e diz: ¿Não, ele não pediu, fiz por minha conta¿.

¿ O roteiro que Sarney enfrenta é o mesmo do Renan. Ele pode resistir, mas está perdendo uma oportunidade de se afastar logo ¿ disse Flávio Arns (PT-PR).

Nos discursos, houve duras críticas ao apoio dado a Sarney pelo presidente Lula.

¿ A interferência dele no Senado é humilhante! Está imitando os generais da ditadura.

O Lula companheiro, sindicalista, está hoje mais para general da ditadura do que o Lula que um dia foi ¿ disse Simon.

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), disse que é hora de ir para as ruas denunciar a participação de Lula no caso.

¿ Tem que ser coisa do Parlamento, em defesa do Parlamento, dos nossos mandatos, da Constituição, da democracia.

Se sairmos dez, 11, 15 para fazer isso por aí, o presidente Lula afrouxa. Não sei se a palavra é adequada, mas ele não segura.