Título: Especialista critica atrasos em projetos
Autor: Beck, Marha; Rodrigues, Eduardo
Fonte: O Globo, 15/07/2009, Economia, p. 15

RIO e BRASÍLIA. Especialistas e auditores que trabalham na área têm críticas à gestão de Lina Vieira na Receita Federal.

Felipe Dutra, professor de Pós-Graduação em Direito Tributário do Ibmec-RJ, cita como ponto fraco na atuação da Receita nos últimos meses o atraso na entrega do programa da Declaração do Imposto Pessoa Jurídica (DIPJ).

Dutra critica ainda a falta de definição em projetos que seriam ampliados este ano, como os sistemas de escrituração fiscal e digital e a nota fiscal eletrônica. Na sua opinião, esses problemas podem gerar um descrédito no trabalho realizado pela Receita: ¿ As empresas se prepararam e tiveram que esperar (pelo DIPJ). Além disso, a escrituração fiscal e digital e a nota fiscal eletrônica são importantes na fiscalização.

Para auditores da área, a gestão de Lina Vieira na Receita Federal representou um retrocesso do ponto de vista da fiscalização. Eles afirmam que a estratégia de fiscalização ainda não foi colocada em prática.

Entre janeiro e junho de 2009, as autuações de pessoas físicas e jurídicas somaram R$ 26 bilhões.

No mesmo período no ano passado, o montante foi de R$ 29,3 bilhões. Além disso, foram eliminadas metas de fiscalização e foi dada aos auditores a opção de escolher fiscalizar ou não uma empresa.

(Erica Ribeiro e Martha Beck)